Importância da vitamina B12

 

milk-eggs-1024x773A Vitamina B12, ou Cobalamina, está relacionada, especialmente, com manutenção e renovação celular e funções cerebrais. É um micronutriente que nosso corpo não produz de forma voluntária, precisando ser ingerida na alimentação, principalmente de origem animal como: carnes em geral (gado, suína, frango), miúdos (fígado, coração, moela), peixes (sardinha, atum, salmão), ovos, leite e derivados. Sua ingestão diária recomendada (IDR) para adultos é 2,4mcg/dia.

Mas a deficiência de vitamina B12 nem sempre está vinculada à alimentação e sim à sua absorção, pois para que seja assimilada com eficiência é necessário que o estômago e o ambiente do trato intestinal estejam saudáveis. Pessoas com alterações gástricas (comum em idosos ou uso de algum medicamento), disbiose intestinal (alteração da microbiota), as que passaram por ressecação gástrica ou intestinal e cirurgia bariátrica podem apresentar níveis inadequados de vitamina B12. Ainda, aquelas com dificuldade metabólica, bem como mulheres no período da menopausa estão predispostas à níveis diminuídos dela. Quem opta por não consumir alimentos de origem animal como os vegetarianos e veganos ou que alimentam-se de forma inadequada também podem ter quantidades insuficientes de vitamina B12.

Quando o consumo dela não é possível pela alimentação poderá haver necessidade de ser obtida em alimentos fortificados ou suplementá-la. Contudo, nessas fontes a vitamina B12 está na forma sintética, devendo ser utilizados com orientação profissional, sobretudo os suplementos.

Sua carência pode levar ao desenvolvimento da anemia megaloblástica, onde células vermelhas tem tamanho aumentado, dificultando seu transporte pelos vasos sanguíneos. A insuficiência de vitamina B12 é difícil de ser diagnosticada pois seus sintomas são bastante inespecíficos e facilmente são confundidos com estresse e depressão. Os sintomas mais aparentes são: exaustão crônica, desânimo, problemas do sono, dificuldade de concentração e memória, tontura, formigamentos em membros inferiores, irritabilidade, fome ou falta dela, falta de libido, tristeza. Um quadro depressivo, por exemplo, pode estar relacionado a esta carência nutricional, já que a vitamina B12 é essencial ao sistema nervoso central. Muitas vezes para melhorar sua qualidade de vida basta que você preste atenção aos sinais que seu corpo está emitindo, identificar a causa e buscar solução para eles que, nesse caso, poderá ser através da alimentação ou suplementação.