Alimentos da Estação – Matéria publicada no Caderno Viver com Saúde do Jornal NH – Segunda 13.05.19

Alimentos da Estação

Um dos privilégios de se viver em um país tropical como o nosso é a variedade enorme de alimentos, já que o cultivo deles é facilitado pelas condições do clima e do solo. Aqui no sul, onde as 4 estações são distribuídas de forma bem distinta durante o ano, temos uma diversidade ainda maior e podemos aproveitar a sazonalidade de cada alimento e assim diversificar os nutrientes na nossa alimentação.

Não é apenas a maior oferta que faz valer à pena investir em frutas e verduras de época, eles também têm a vantagem de serem encontrados mais frescos, com mais nutrientes e mais saborosos. Confira:

-Mais Nutritivos: quando cultivados no seu período natural, os alimentos além de terem uma vida útil maior, assimilam melhor os nutrientes do solo em que são plantados, consequentemente terão maior conteúdo nutricional.

-Mais em Conta: o alimento plantado na época certa, desenvolve-se melhor e aumenta sua produtividade, gerando valores mais em conta ao seu bolso.

-Mais Frescos: ao serem comercializados nas proximidades de onde são cultivados, chegam a você com sua integridade mais preservada.

-Mais Saborosos: por seu ritmo de desenvolvimento ser respeitado expressará com mais intensidade todo seu sabor tornado-se ainda mais agradável ao seu paladar.

Confira alguns alimentos de cada estação para compor seu planejamento alimentar com refeições mais nutritivas e saborosas:

-Primavera: abóbora, abobrinha, alcachofra, berinjela, beterraba, cenoura, chuchu, couve-flor, mandioquinha, nabo, vagem, alface, rúcula, almeirão, escarola, repolho, banana, caju, melão, morango, pêssego.

-Verão: abóbora, abobrinha, agrião, alcachofra, alho, berinjela, cenoura, escarola, chuchu, jiló, mandioca, milho verde, nabo, pimentão, quiabo, rabanete, repolho, abacaxi, ameixa, banana, caju, coco, figo, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, pera, uva.

-Outono: abobrinha, acelga, alface, almeirão, agrião, couve chinesa, repolho, rúcula, berinjela, brócolis, chuchu,  mandioca, nabo, pimentão, quiabo, rabanete, tomate, repolho, abacate, caqui, coco, goiaba, jaca, maçã, maracujá.

-Inverno: abóbora, abobrinha, batata doce, berinjela, brócolis, cenoura, couve-flor, inhame, mandioca,  nabo, acelga, alface, escarola, couve, espinafre, mostarda, repolho, banana, laranja, limão, mamão, pera, pinhão, tangerina.

Por outro lado, quando o cultivo dos alimentos acontece fora de época, podem necessitar de agrotóxicos e/ou fertilizantes que são substâncias químicas potencialmente capazes de contaminar o solo, o ar e os lençóis freáticos,  causando maior impacto ambiental. Então, além de apostar nos alimentos da estação, privilegie, sempre que possível, os orgânicos pois também são cultivados na época adequada de plantio. Os atributos naturais dos alimentos da estação  ajudam você a ter uma alimentação mais saudável e ainda contribuem para um consumo alimentar mais sustentável ao planeta. Sendo assim colabore com sua  saúde e viva com mais plenitude.