Churrasco pode sim! – Matéria publicada no Caderno Viver com Saúde – Jornal NH – Segunda 16.09.2019

Na Semana Farroupilha o nosso “Jeitão Gaúcho de Ser” fica ainda mais em evidência! Construímos através do chimarrão, do fandango, da culinária típica e do churrasco preciosas memórias afetivas que fortalecem laços familiares, fraternais e sociais. Então, para um bom “churras”, motivos não faltam, não é mesmo?

As carnes possuem proteínas de alto valor nutricional, mas também gordura que, embora bastante apreciada no churrasco, se ingerida em grandes quantidades, compromete o metabolismo. Ricas em vitamina B12, as carnes vermelhas como a alcatra, vazio, maminha e vitela contêm menos quantidade de gordura, ao contrário, as preferidas no churrasco gaúcho, a costela bovina e a picanha, oferecem mais. O galeto pode ser considerado uma carne magra, desde que sua pele não seja consumida.

Mas você pode deixar seu churrasco mais leve incluindo, reduzindo ou evitando alguns acompanhamentos. Veja:

Carboidratos: basicamente fornecem energia, então escolha 1 deles (arroz OU batata OU aipim OU farofa) e evite a maionese. Mas se seu foco for reduzir o peso, evite-os!

Saladas: as fibras dos vegetais e dos folhosos verdes promovem saciedade e diminuem a absorção de gordura. Uma ideia também é assar cebola e pimentão no espeto, fica ótimo!

Bebidas: água e sucos naturais (mamão e abacaxi) facilitam a digestão das carnes, mas limite a 1 copo pequeno durante a refeição. Evite bebidas alcoólicas, açucaradas, gaseificadas, pois aumentam o valor calórico da refeição e atrapalham o processo digestivo.

Sobremesas: assadas junto com o churrasco, a banana, a maçã, ou o abacaxi, ficam uma delícia como acompanhamento ou sobremesa. Com canela, além de acelerar o metabolismo, ameniza a vontade pelo doce.

Embutidos: evite salsichões e linguiças pois o excesso de gordura, sal, temperos artificiais e aditivos presente neles, comprometem a digestão e aumentam a retenção hídrica.

Então, como você pode perceber, o churrasco não é o vilão da história não! Se você escolher os acompanhamentos certos e moderar no tamanho das porções, pode aproveitar sim esses agradáveis momentos de socialização e descontração sem comprometer sua saúde ou seu planejamento alimentar.