Pipoca: Amido Resistente

Entre filmes, séries, lives e outras programações que estão bombando na Internet e na Televisão, inquietos floquinhos brancos, macios e saborosos pipocam dentro de uma panela para, em seguida, entreterem quem está conseguindo ficar em casa na quarentena. A pipoca é presença constante nos momentos de descontração, mas você sabia que ela é também muito nutritiva?

Mais do que um lanchinho delicioso e fácil de fazer, ela é um alimento integral derivado do grão de milho aquecido. Existem inúmeras espécies diferentes de milho, mas os que são utilizados para produção de pipoca são os que possuem estrutura, forma e elementos capazes fazer a mágica acontecer. Aliás, você sabe porque o milho de pipoca estoura? Qualquer grão ou semente contém água em seu interior, no caso do milho de pipoca, ele é composto por cerca de 14% de água. Ao se submeter o milho da pipoca ao calor, a pressão interna aumenta até romper sua casca dura e resistente, expulsando para fora o vapor e o amido que, dentro dele é gelatinoso, mas ao entrar contato com o ar transforma-se no floquinho branco que conhecemos.

Ela é deliciosa, possui menos calorias do que os snacks de pacotinho, é rica em fibras e carboidratos de alta qualidade e promove uma maior sensação de saciedade, sendo ótima alternativa de lanche. Possui zeaxantina e luteína, duas substâncias antioxidantes que contribuem com a saúde dos olhos, prevenindo a catarata e a degeneração macular. A pipoca é excelente fonte de amido resistente, um carboidrato que funciona como fibra não digerível no estômago e intestino delgado, mas fermentada no intestino grosso por bactérias boas ali presentes, sendo por isso, considerada um alimento prebiótico. O produto resultante da fermentação do amido resistente pelas bifidobactérias é o butirato, um ácido graxo de cadeia curta que atua na produção e modulação eficiente da energia orgânica e processos inflamatórios, colaborando para o tratamento da disbiose intestinal.

Uma xícara de pipoca pronta preparada com pouco azeite e sal contém cerca de 55 calorias, portanto, consumi-la sem adição de margarina, açúcar, chocolate ou outros acompanhamentos semelhantes é o mais indicado. Evite também as versões de micro-ondas pois, além de possuírem excesso de conservantes e sódio, são extremamente calóricas. Prepare sua pipoca de maneira saudável e ela será excelente parceria para sua diversão e também para sua saúde!