Reinvenção dos hábitos alimentares

Com o distanciamento social nos mantendo em casa por mais tempo, uma área de nossa vida que vem sendo sensivelmente afetada é a alimentação.

A culinária não é uma paixão comum à todas as pessoas, mas houve quem, no contexto atual, descobriu-se fazendo arte na sua cozinha. Já outros, não sentiram-se tão à vontade quanto gostariam e precisaram continuar buscando fora de casa suas refeições.

A quarentena apontou novas perspectivas para a culinária doméstica, em contrapartida colocou à prova o setor de gastronomia, impondo uma procura por soluções criativas para atender, principalmente, a quem não conseguiu ou não pode ganhar maior intimidade com as panelas. Mas a pandemia não alterou apenas o modo de comer de quem está em confinamento, pois mesmo quem não conseguiu ficar em casa, de alguma forma, foi também impactado por ela.

Se inseguranças e incertezas de toda ordem são uma realidade para trabalhadores e empresários de modo geral, durante e mesmo após a pandemia, imagine para empreendedores da área da gastronomia! Mudanças significativas diante do novo normal que está se instalando no cotidiano de todos nós, estão levando restaurantes, bares, cafés a se reinventar para adaptarem-se às circunstâncias do momento.

Nossos sentidos estão mais direcionados aos protocolos de higiene e ao comportamento das pessoas envolvidas, pois estamos cientes dos cuidados que são necessários para afastar potenciais ameaças à nossa saúde. Logo, é importante que restaurantes e similares ofereçam ambientes saudáveis e seguros para estabelecer conosco uma relação de confiança, no entanto, o grande desafio é realizarem essas mudanças sem deixarem de ser ambientes onde tenhamos vontade de estar.

A gastronomia, alimenta mais do que o corpo, ela tem o privilégio de tocar nossa alma, então, é essencial que os lugares onde ela ganha vida continuem sensíveis às nossas necessidades emocionais. Dessa forma, continuarão cumprindo o importante papel social de aproximar pessoas e, mesmo em tempos de distanciamento social, podem contribuir para a construção de vínculos ainda mais significativos, os de afeto e cuidado com o outro.

Melhor seria não passarmos por esse período tão delicado! Mas, sendo ele inevitável, que possamos transformá-lo numa oportunidade para despertarmos em nós sentimentos sinceros de amor e gratidão pela vida, não só a nossa, mas também daqueles que conosco compartilham a caminhada