Afinal, o que é o tal colesterol?

Colesterol é um tipo de gordura encontrado naturalmente em nosso organismo. 70% do nosso colesterol é fabricado no fígado pelo nosso próprio corpo. Apenas 30% vem da alimentação, onde estão presentes principalmente em alimentos de origem animal. Existem dois tipos de colesterol no sangue: O LDL, chamado de colesterol ruim, já que promove o depósito da gordura nas paredes das artérias e o HDL, considerado “bom colesterol, pois transporta o colesterol das células para o fígado, para ser eliminado. É um protetor contra a arteriosclerose, então quanto mais alto seu nível, melhor.

O colesterol desempenha importantes funções no organismo: participa da produção de hormônios sexuais, síntese de vitamina D e bile. Este lipídio está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestino e coração.

fried-eggs-456351_1920Então, não há como viver sem o colesterol. O problema é quando exageramos nesta parte que deveria vir da alimentação.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), as doenças cardíacas estão entre as maiores causas de morte no mundo. O colesterol elevado associado a outros fatores de risco como obesidade, sedentarismo, pressão alta, diabetes, tabagismo e história de doenças cardíacas na família elevam ainda mais o perigo de desenvolver distúrbios cardiovasculares.

Dados do INCOR (Instituto do coração) mostraram que cerca de 614.000 brasileiros estão com colesterol elevado, e 90% destes nem sequer desconfiam. Por isso, devemo ficar atentos já que este é um distúrbio silencioso e traiçoeiro. Por ser assintomático, só é detectado com exame de sangue.

O Rio Grande do Sul tem contribuído com estas estatísticas ruins. Especialistas dizem que o gaúcho consome excesso de carne vermelha, muitas vezes com gorda aparente, que é um dos alimentos responsáveis pelo aumento do colesterol. Outras fontes de gorduras saturadas, frituras, pele de aves, vísceras, laticínios e derivados ricos em gorduras e alimentos com gordura hidrogenada (trans) também estão entre os alimentos desaconselhados.

Consuma as gorduras boas para seu organismo: abacate, oleaginoas, alimentos ricos em ômega 3. Até mesmo o ovo (gema contém colesterol), pode ser consumido, desde que com moderação e não frito.

E como bons gaúchos, claro que não precisamos deixar o churrasco de lado, apenas fazer as escolhas certas: consuma carnes magras, capriche nas saladas e os mais importante, aproveite este momento para estar na companhia da família e amigos.

Matéria publicada no Jornal NH no dia 19 de Outubro de 2015