Ajude as Crianças na Construção de Ossos Fortes e Saudáveis

ninos-leche-01-t

Quando se pensa na influência que a nutrição tem no desenvolvimento das crianças, frequentemente os ossos não chegam a ter a atenção que merecem. No entanto, é importante considerar que na infância a arcada óssea é constituída de um tecido mais flexível e elástico chamado cartilagem e esta, ao longo do crescimento, vai sendo transformada em osso por processos que necessitam primordialmente de nutrientes provindos de uma alimentação balanceada. Uma parte considerável da massa óssea (40%) é consolidada entre as idades de 9 a 14 anos, atingindo 90% do pico de seu desenvolvimento aos 18 anos (meninas) e 20 anos (meninos).

Para a construção de ossos saudáveis é preciso o trabalho em conjunto de nutrientes como o cálcio, a vitamina D, o magnésio, a vitamina K, além de exercício regular. Veja em quais fontes alimentares esses nutrientes podem ser encontrados:

Cálcio: o leite, o queijo e o iogurte são as fontes naturais ricas de cálcio. Um copo de leite de 240 ml, por exemplo, fornece cerca de 300 mg de cálcio, ou cerca de um terço da ingestão diária recomendada. Mas ele pode também ser encontrado em vegetais (brócolis, couves, nabos, figos) e oleaginosas (amêndoas). Ainda, em alguns alimentos fortificados com esse mineral.

Vitamina D: o sol estimula a produção de vitamina D, variando conforme a pigmentação da pele, a estação do ano e o lugar onde se reside. Mas existem algumas fontes alimentares, embora bem limitadas, que fornecem a vitamina D (gemas de ovos, salmão, atum). Pode também ser encontrada em alimentos fortificados com ela (suco de laranja, leite e algumas bebidas não lácteas).

Magnésio: as fontes alimentares deste mineral são as amêndoas, espinafre, feijão preto, amendoim, abacate, beterraba, arroz integral.

Vitamina K: os vegetais folhosos verdes (couve, repolho, espinafre, brócolis, ervilhas) são as melhores fontes dessa vitamina.

Uma alimentação equilibrada que forneça nutrientes em quantidade adequada em conjunto com a atividade física é fundamental para a construção de ossos saudáveis. Assim sendo, evite que a criança tenha uma alimentação pobre em nutrientes, com excesso de calorias (alimentos processados, açúcares e gorduras) e o sedentarismo. Estimule a criança a escolher uma atividade física que goste de praticar pois o exercício regular estimula o desenvolvimento e a manutenção de ossos fortes e saudáveis. Lembre-se que na infância e na adolescência se constitui a maior parte dos ossos que irão utilizar ao longo da vida.