Alimentação no inverno

Imagem-7 (1)

A maioria de nós aproveita o friozinho para comer tudo o que tem vontade com a desculpa perfeita de se aquecer. Mas lembre, a energia extra que precisamos nas baixas temperaturas é bem menor do que as calorias adicionais que ingerimos nessa época, pois a equação ganho/gasto energético não muda tanto assim em relação às temperaturas altas e vamos ganhando “quilinhos” a mais sem nos darmos conta. Assim sendo, algumas sugestões podem ajudar você a passar por esse período em forma e com saúde:

Sopas e Caldos: utilize ingredientes naturais (verduras, vegetais folhosos, legumes) que contêm fibras, vitaminas e minerais e ajudam você a manter a estabilidade de seu sistema imunológico.

Cremes: prefira com vegetais e para deixá-los com aquela textura mais cremosa, utilize leite desnatado, iogurte natural, queijos brancos (cottage, ricota).

Vegetais: você pode prepará-los no vapor, refogados e grelhados com temperos naturais (coentro, curry, páprica, gengibre) que agregam sabor e valor nutricional.

Bebidas: os chás, além de aquecer tem propriedades antioxidantes e digestivas. Os cafés especiais e chocolates quentes, prepare-os com leite desnatado e cacau em pó que é mais nutritivo e contêm componentes que equilibram os estados de humor. Se preferir mais doce, utilize açúcar mascavo ou estévia. Você pode ainda acrescentar o sabor exótico e as propriedades termogênicas da canela e do cravo-da-índia.

Fondue: deixe-o mais “magrinho”, preparando-o com cream-cheese ou mussarela light e os doces com chocolate 70% cacau. Para os petiscos salgados utilize os croutons de pães integrais, carnes magras grelhadas sem óleo e as frutas mais cítricas que contém maior quantidade de vitamina C.

Sobremesas: as de frutas (banana, abacaxi, maçã) são ótima opção e quando preparadas no forno ou na brasa com especiarias ficam uma delícia, além de ajudarem no processo digestivo.

Alimentos Ricos em Fibras: utilize cereais integrais (arroz, macarrão, aveia), pois proporcionam mais saciedade e  tem ótimo valor nutricional.

Hidratação: nas temperaturas baixas a sua necessidade de hidratação é a mesma, porém você a identifica menos. Portanto não descuide e tome, pelo menos, 2 litros de água diariamente.

Atividade Física: mesmo que sinta aquela preguiça, pratique uma atividade física que goste regularmente e mantenha ativo seu sistema cardiovascular, melhore sua temperatura corporal e nível de energia.

Então, não utilize o frio como desculpa para acomodar-se e descomprometer-se com os cuidados com sua alimentação. Mantenha uma rotina que contemple atividade física e coloque seu corpo em movimento e você poderá ser um pouco mais flexível nas suas escolhas alimentares, desde que o faça com moderação e sabedoria.