Alimentos Ácidos e Alcalinos

Você sabe o que são alimentos alcalinizantes e alimentos acidificantes? Saiba que eles têm uma importância vital na qualidade de vida das nossas células, determinando o quanto nosso organismo é saudável ou não. Para trabalhar em harmonia nosso metabolismo depende essencialmente da saúde celular que, por sua vez, necessita que o pH dos líquidos corporais (sangue, linfa) que se encontram dentro e fora das células esteja levemente alcalino, entre 7,35 e 7,45. Numa escala de 0 à 14, o pH 7,0 é neutro, abaixo de 7,0 é ácido e acima de 7,0 é alcalino. Mudanças na faixa de pH desses líquidos, principalmente quando acidificado, significa sintomas e doença.

Nosso estilo de vida, muitas vezes, nos leva a consumir alimentos como: bebidas gasosas, alimentos instantâneos ou processados com alto teor de açúcar branco, de origem animal, com corantes, gorduras hidrogenadas, entre outros, acidificando nossa alimentação que, consequentemente, altera o pH dos líquidos corporais, desencadeando dificuldades digestivas e estruturas viciantes. Isto significa que o organismo “pede” doses alimentares cada vez mais ácidas, e essa acidez leva à momentos alternados de euforia e depressão como acontece com as drogas, gerando um ciclo vicioso. Ainda, a diminuição no pH sanguíneo acelera o processo de envelhecimento celular, baixando a vitalidade e produtividade das células, conduzindo o organismo ao desequilíbrio e, consequentemente, às doenças. O que se come e o que se bebe irá impactar significativamente no nível do pH sanguíneo.

Mas não se assuste, esse quadro pode ser revertido com a colaboração de alimentos considerados alcalinizantes e neutralizadores. Repare que o pH dos alimentos se modifica ao passar pelo processo de digestão e absorção, ou seja, não é o pH do alimento que importa e sim o produto de sua metabolização pelo organismo. Sem radicalismos, ninguém precisa mudar 100% sua alimentação. O que é preciso fazer para modificar a condição orgânica de ácida à alcalina é “limpar” a dieta, priorizando alimentos como: frutas frescas, vegetais verdes frescos, sementes, castanhas, cereais integrais. Entretanto, o limão, embora sendo cítrico, é incomparável no seu potencial alcalinizante. Ele fortalece o sistema imunológico, atua como poderoso antioxidante bloqueando os radicais livres e combatendo focos de células cancerígenas. A água também é fundamental, pois sendo o melhor solvente que existe e tendo seu pH 7,0, sua condição de neutralidade auxilia consideravelmente no processo de alcalinização dos líquidos corporais.

Portanto, para manter seu organismo funcionando de forma equilibrada a regra é simples: descasque mais e desembale menos.

Texto publicado no Caderno Viver com Saúde – NH em 17/10/2016.