Alimentos funcionais: o que são?

0309 novo

 A área da nutrição com frequência vem falando deles pois nesse grupo geralmente se encontram alimentos ou ingredientes que ganham status de super alimentos aos quais são atribuídas as mais variadas crenças milagrosas.

 

Conforme a Anvisa, alimentos funcionais são aqueles que fornecem, além de nutrientes essenciais básicos, substâncias específicas que atuam de forma mais pontual na promoção de saúde e prevenção à determinadas doenças. Por exemplo, poderosos antioxidantes que promovem a proteção das células contra os ataques de radicais livres, fibras que otimizam o funcionamento do intestino e auxiliam na regulação dos níveis de colesterol e triglicerídeos.

A alimentação funcional tem bastante a ver com conceitos bem recentes dentro da ciência nutricional, como a nutrigenômica e a nutrigenética que creem fortemente que os alimentos tem uma estreita relação com nossos genes, podendo influenciar na forma como nosso organismo metaboliza os nutrientes. Claro que, não somente eles exercem essa influência, mas também os fatores estressores externos (poluição, medicamentos, cigarro, alimentos muito processados, bebidas alcoólicas) e fatores estressores internos (qualidade do sono, estados emocionais).

Você deve estar pensando que são alimentos sofisticados e difíceis de serem encontrados, não é mesmo? Nada disso, é muito mais simples do que você imagina! Quer conhecer alguns desses alimentos funcionais? É bem fácil, pois basta você ir na feirinha mais próxima ou numa casa de produtos naturais e os encontrará em abundância! Nesse grupo encontram-se vegetais, frutas e cereais integrais. Alguns deles são: brócolis, couve, repolho, couve-flor, alcachofra, tomate, pimentão, manjericão, sálvia, açafrão, chá verde, uva, maçã, amora, feijão, lentilha, linhaça, aveia, iogurtes naturais. Isso mesmo, a maior parte dos alimentos no seu estado natural são funcionais. No entanto, existe alguns em que a ciência realizou maiores estudos sobre sua composição e por isso seu potencial é mais reconhecido.

Poderíamos aqui falar dos atributos de cada um deles, mas o intuito nesse momento é que você entenda que nenhum alimento sozinho tem o poder de cura e que o melhor para uma boa alimentação é a diversidade no seu planejamento alimentar como um todo. Então simplifique sua alimentação e ela se encarregará naturalmente de levar muita energia e disposição para sua vida, principalmente quando aliada à prática regular de atividade física e hábitos saudáveis. E esse conjunto de estratégias, com certeza, terão o poder de influenciar de forma positiva seus genes, contribuindo muito para sua saúde e qualidade de vida.