Alimentos que combatem o Câncer

Quem não tem um familiar ou conhecido que passou pelo câncer ou está lutando contra essa doença que a cada dia acomete mais e mais pessoas ao redor do mundo? O aumento dos casos se deve à diversos fatores, e a alimentação é um deles. “Somos o que comemos” como já dizia o ditado e infelizmente acabamos contribuindo para o desencadeamento da patologia ao consumir os alimentos em sua maioria refinados, aditivados com sintéticos, super cozidos, congelados, “microondeados”, engarrafados e encaixados.

Então, que tal utilizar os alimentos à favor de sua saúde, servindo de aliado na prevenção ou no tratamento da doença?

Confira 10 alimentos que previnem o câncer.

Alho – tônico para o sistema imunológico. Rico em antioxidantes, isoflavonas, alicina, selênio, dentre outros. Combate o início, o desenvolvimento e a reincidência de vários tipos de tumores cancerígenos.

Limão – possui poderosas propriedades alcalinizantes e desintoxicantes. Previne e trata o câncer nas fases iniciais.

Uva – oferece antioxidantes, selênio e ácidos, como o elágico. As uvas secas (passas) são antimutagênicas, ricas em taninas e ácido caféico.

Maçã – contém ácidos clorogênico e caféico que bloqueiam a formação de tumores cancerígenos e ajudam a prevenir a reincidência.

Cenoura – rica fonte de antioxidantes, caroteno, carotenóides e ácidos clorogênicos.

Tomate – tem ação preventiva para vários tumores sobretudo o de próstata. É rico em antioxidantes, licopenos, carotenos, carotenóides, ácidos clorogênico, flavonóides e cumarinas.

Brócolis – fonte de betacaroteno, folato, cálcio e ferro. Contém substâncias que auxiliam na prevenção e tratamento do câncer, principalmente de mama, atuando na eliminação dos radicais livres e reduzindo o crescimento de células tumorais.

Gengibre – tem ação antioxidante. O gingerol diminui a velocidade de crescimento dos tumores, em especial o de ovários.

Chá Verde – contém antioxidantes catequinas que ajudam na eliminação dos radicais livres e na prevenção do câncer de várias formas, incluindo a diminuição no tamanho e na quantidade de células tumorais.

Cereais – fontes essenciais de fibras insolúveis, facilitam a digestão e absorção dos nutrientes dos alimentos. Contém vitaminas, minerais e ácidos importantes para o organismo. A melhor maneira de consumi-los é na forma integral (aveia, trigo, linhaça, gergelim). A ingestão diária adequada de água (multiplicar seu peso corporal em Kg por 35 ml) é fundamental para que as fibras atuem eficientemente no trânsito gastro-intestinal.

Os alimentos aliados são, principalmente, os vegetais, frutas e cereais integrais devido à componentes específicos, como antioxidantes. Esses atuam no combate aos radicais livres e degeneração celular, que pode resultar em algum tipo de tumor cancerígeno. Então, identifique, corrija e modifique hábitos alimentares que comprometem sua saúde o quanto antes. Dessa forma você estará blindando seu organismo para ter uma vida mais longa e saudável.