Alimentos que hidratam

Strawberry-Infused-Multivitamin-water-1-724x1024

A hidratação adequada é fundamental para sua saúde. Na verdade, não beber água suficiente pode levar à desidratação, o que pode causar fadiga, dores de cabeça, problemas de pele, cãibras musculares, baixa pressão arterial e aumento da frequência cardíaca. Além disso, a desidratação prolongada pode causar complicações graves como a falha de órgãos vitais.

É recomendado beber vários copos de água por dia para atender às nossas necessidades de hidratação, mas você sabia que também se pode obter água através de alguns alimentos? Sim, existem alimentos que contribuem com uma quantidade razoável de água para sua dieta. Vejamos aqui alguns desses alimentos, a quantidade de água contida neles para ajudá-lo a permanecer hidratado e algumas de suas propriedades nutricionais:

-Melancia (contém 92% de água): é um dos alimentos mais hidratantes uma vez que 1 porção de 1 copo (150 g) contém mais de ½  copo (118 ml) de água. É pouco calórica (46 Kcal/100g) e possui fibras, vitaminas C e A, magnésio e antioxidantes.

-Morango (contém 91% de água): fornecem muita fibra, antioxidantes, vitamina C, folato e minerais como o  manganês.

-Melão Cantaloupe (contém 90% de água): com 30 Kcal/100g, contém fibras, betacaroteno, vitaminas C, A, B6 e minerais como cálcio, fósforo e potássio.

-Pêssego (contém 89% de água): possui 60 Kcal/1 unidade média e fornece vitaminas A, B e C e potássio.

-Laranja (contém 88% de água): ótima fonte de fibras, antioxidantes, vitamina C e potássio.

-Pepino (contém95% de água);  fornece vitamina K, potássio e magnésio.

-Alface (contém 96% de água): possui 10 Kcal/70g e contém fibras, quantidade significativa de vitaminas K e A.

-Tomate (contém 94% de água): são pouco calóricos, possuem fibras e são ricos em licopeno, um importante antioxidante.

-Pimentões (contém 92% de água): são ricos em fibras e contém antioxidantes carotenóides.

-Repolho (contém 92% de água): é pouco calórico e rico em vitamina C, K, folato e vários minerais.

-Água de Coco (contém 95% de água): é rica em eletrólitos, incluindo potássio, sódio e cloreto que proporcionam hidratação e reidratação, principalmente após a atividade física.

-Leite Desnatado (contém 91% de água): é nutritivo e fornece uma quantidade considerável de vitaminas, incluindo a A e B12, riboflavina e minerais como, cálcio, fósforo e potássio.

-Iogurte (contém 88% de água): contém muita água, é ótima fonte proteica e fornece várias vitaminas e minerais como cálcio, fósforo e potássio que ajudam a promover a saúde óssea.

-Queijo Cottage (contém 80% de água): é nutritivo, hidratante, contém 25g de proteína/225g e é rico em fósforo, cálcio, selênio, vitaminas B, B12 e riboflavina.

Sabemos que nada substitui a água para hidratar, mas consumir alimentos com um percentual alto de água, além de colaborar na hidratação de nosso corpo, são nutritivos, pouco calóricos e contribuem para sua saúde e bem estar.