Balança é Importante?

a-woman-on-scales-with-a-measuring-tape

 Você é daquelas pessoas que ao enxergar uma balança “precisa” subir nela para fazer uma checagem de seu peso? Saiba que esse instrumento, embora útil, frequentemente não reflete sua realidade já que, peso corporal e composição corporal não são a mesma coisa. Peso corporal é a soma de tudo que compõe seu corpo e composição corporal é o conjunto de componentes que formam sua massa corporal (água intra e extracelular, tecido ósseo, músculo e gordura).

Muitas vezes o “pesar-se” torna-se um vício que, normalmente, acaba gerando conflitos em relação ao comportamento alimentar. Um exemplo: A pessoa se pesa e julga que não obteve progresso, então sente-se frustrada e essa é desculpa perfeita para abandonar sua dieta e comer tudo o que encontrar pela frente. Ou, ao contrário, verifica que foi “fácil” perder peso e decide dar-se recompensas, exagerando nas próximas refeições, comprometendo seu processo de mudança de hábitos alimentares.

No entanto, o ganho de peso ou não pode estar associado a diversos fatores: retenção ou perda de líquidos, toca de gordura por massa magra, diferenças de balança, hora da pesagem. Isso se reflete na balança porque a massa magra, embora ocupe menos espaço para acomodar-se no seu corpo por ser menos volumosa do que a massa de gordura, é mais densa e mais pesada. Sendo assim, você pode ter o mesmo peso que outra pessoa e usar um tamanho de roupa maior ou menor, à depender da sua composição corporal naquele momento. Então, se você não está preparado emocionalmente, o melhor é não se pesar.     

Mas entenda, cada pessoa tem seu biotipo e a maneira como você vê a sua imagem refletida no espelho está mais associada à percepção que você tem de seu corpo do que ao seu peso propriamente. Reflita, você vê alguém com uma roupa e admira como lhe caiu bem, mas quando experimenta uma parecida acha que ficou horrível em você e logo “culpa” seu peso! Mas se você observar mais atentamente verá que mesmo pessoas magras podem ter dificuldade em encontrar roupas as quais sintam-se bem.

Assim sendo invista sua energia mais em você e menos nos números porque, embora na matemática eles façam parte das ciências exatas, nesse caso, podem ser bem relativos. Eles nada mais são do que uma ferramenta e devem ser utilizadas a seu favor para que seu processo de emagrecimento ou de ganho de peso seja conduzido com equilíbrio e serenidade. Se “medir” seu progresso é importante para você, em vez de utilizar a balança, faça uma avaliação detalhada com um profissional pois ele levará em consideração as informações que realmente são relevantes. De qualquer forma procure avaliar seu corpo sem “paranoias”, sem comparações com outras pessoas, sem ser crítico demais com você mesmo. Tenho certeza que sua auto-estima aumentará e a soma disso tudo será plenitude, aceitação e mais felicidade com sua imagem refletida no espelho.