Carboidratos Simples ou Complexos?

Existem 3 macronutrientes essenciais para o bom funcionamento de nosso organismo que são: as proteínas, as gorduras e os carboidratos. Hoje falaremos mais especificamente sobre os carboidratos. Estes são a principal fonte de energia obtida através dos alimentos. Uma parte significativa desse carboidrato é transformado em glicose no processo de digestão e rapidamente utilizado como fonte de energia para uso imediato em atividades intelectuais, laborais e fisiológicas. Outra parte será armazenada para uso posterior nos processos metabólicos internos e na manutenção da saúde orgânica.

Os carboidratos são divididos em simples e complexos. A diferença maior entre eles está no índice glicêmico. Este é um índice que leva em consideração o tempo que o carboidrato leva para ser absorvido, digerido e conduzido à corrente sanguínea. Os carboidratos simples são rapidamente absorvidos e digeridos, aumentando rapidamente a taxa de glicose na corrente sanguínea promovendo o aumento na insulina, hormônio secretado pelo pâncreas, responsável por manter os níveis de glicose dentro de níveis aceitáveis. Dessa forma, se o nível de glicose está alto, o organismo produzirá mais insulina, provocando os “picos de insulina”, facilitando o processo de armazenagem do carboidrato em forma de gordura e a sensação prematura de fome.

Já os carboidratos complexos tem um índice glicêmico menor, sendo digeridos lentamente pelo organismo, promovendo um aumento gradual e controlado da glicemia, mantendo os níveis de insulina dentro de níveis adequados. O processo de digestão lenta proporciona um fornecimento constante de energia para o organismo, limitando a quantidade de açúcar na corrente sanguínea e por consequência seu armazenamento em forma de gorduras também será reduzido. Ainda, permite a sensação de saciedade por mais tempo.

As fontes de carboidratos simples mais significativas são os alimentos processados ou refinados. Quanto mais “branco” o alimento, maior a tendência de que tenha passado pelo processo de refinamento. Prefira os alimentos integrais e com alto teor de fibras na sua rotina alimentar, pois a maioria dos carboidratos em seu estado natural é complexa, sendo que é nos componentes retirados no processo de refinamento que estão os nutrientes que os situam na categoria de carboidratos complexos. São boas fontes desses carboidratos: pão integral, aveia, frutas e verduras com casca, legumes como feijão, lentilha e grão de bico, arroz e massas integrais, batata doce, sementes como quinoa, amaranto, centeio, linhaça.

Então, utilize os carboidratos com sabedoria, priorizando os carboidratos complexos, pois além dos benefícios anteriormente citados, colaboram de forma mais eficiente no processo de emagrecimento e na melhora da performance nos resultados obtidos através da atividade física.