Comer fora: missão impossível?

PLANEJAMENTO é a palavra chave para seguir uma reeducação alimentar e ter uma alimentação saudável.

Ao organizar seu dia, além de incluir os compromissos diários, tente organizar também a sua rotina alimentar. Por exemplo: se você irá trabalhar e ficará mais de três horas sem se alimentar, pode levar junto um lanchinho para os intervalos da manhã e da tarde: fruta, iogurte, cereais integrais, frutas secas, sementes e oleaginosas como castanha ou amêndoas são ótimas opções.

E na hora do almoço? Onde irá comer? São inúmeros restaurantes, fast-foods, que acabam seduzindo pelo atendimento rápido ou o preço ou o cheiro ao passar na frente. E muitas vezes todos colegas irão a determinado restaurante e você não quer ser anti-social…

Muita calma nesta hora, você pode fazer a escolha do restaurante ou ainda acompanhar a turma. O segredo são as escolhas e mesmo no fast-food fazer isto é possível:

– complete a refeição com uma salada, mas esqueça os molhos cremosos;

– se for optar pelo sanduiche, escolha os de carne brancas com preparo grelhado e não as opções à milanesa;

– evite a batata frita, se a vontade for muito grande, escolha uma pequena ou divida com alguém;

– tente não beber líquidos junto à refeição, mas se não for possível, tente substituir o refrigerante por água ou um suco de fruta ou por uma água de coco;

– leve uma fruta para sobremesa e fuja dos sundaes, casquinhas, tortinhas, sobremesas…

E se a única opção de almoço for um salgado? O que mais encontramos são os dourados pela fritura. Focalize: nada de pastel, risole, coxinha…Esqueça também os folhados, que mesmo assados são riquíssimos em gordura. Salgados também não oferecem fibras então lembre-se de levar uma frutinha para completar a refeição ou tomar um suco de fruta natural.

Se pensarmos que podemos fazer boas escolhas, podemos optar por um buffet ou restaurantes por quilo. Primeiramente olhe todas as opções que são oferecidas para que na gora de se servir não exagerar. Aí vão algumas dicas:

– divida seu prato da seguinte maneira: metade ocupada com saladas, a outra metade divida com uma proteína (carne), carboidrato (arroz, batata, macarrão, etc) e leguminosa (feijão, lentilha ou grão de bico);

– escolha os alimentos que não estejam brilhando ou com molhos, que resultam em excesso de gordura;
– Evite as sobremesas calóricas;

Em restaurantes à la carte, dispense as entradas, peça uma boa salada e divida o prato principal.

O problema de comer fora de casa é que não sabemos em que condições que o alimento foi preparado, as porções oferecidas geralmente são grandes e a grande variedade de opções nos faz comer demais. Mas também apresentam algumas vantagens: a praticidade e rapidez, custo e ainda não precisamos lavar a louça!

Também podemos usar essa diversidade oferecida ao nosso favor: fazendo as escolhas certas, teremos uma variedade enorme de vitaminas e minerais. Muitas vezes em nossas casas, nossa alimentação acaba sendo monótona, ou pra não desperdiçar alimentos, acabando comendo sempre as mesmas coisas.

Então PLANEJE e faça as escolhas certas. Ao longo do dia tente ingerir pelo menos três frutas diferentes, inclua a salada no almoço e no jantar, três vezes por dia tome leite ou derivados, fuja das gorduras e doces e beba muita água!

 

Matéria publicada no Jornal NH no dia 07 de Março de 2016