Comer pode se tornar um vício?

naom_5702c7244337f

Chocolate, batata frita, salgadinhos, sorvete, fast foods, pizza, biscoitos, como resistir? Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan, EUA,  alimentos altamente processados e com altas concentrações de gordura e açúcar geram efeitos semelhantes aos do álcool e da nicotina, pois ativam os mesmos mecanismos neurobiológicos, ou “sistema de recompensa”, no cérebro. Por proporcionar sensação maior de prazer, esses alimentos podem provocar um comportamento alimentar disfuncional que se caracteriza por uma relação de compulsão ou dependência com o alimento e por isso têm sido considerados substâncias aditivas em potencial com características viciantes.

O paladar muito rapidamente se habitua aos sabores artificiais e vai enfraquecendo sua capacidade sensitiva para alimentos no seu estado natural, pois na natureza eles não existem com altas concentrações de gordura e açúcar. Alguns comportamentos disfuncionais como:  buscar comida sem ter fome, comer escondido, comer para amenizar sentimentos de tristeza ou angústia, ingerir grandes quantidades de comida numa mesma refeição, sensação de impotência diante de alguns alimentos, entre outros, podem indicar um transtorno alimentar. Esse comportamento pode trazer prejuízos bastante significativos à saúde, como: obesidade, diabetes, hipertensão arterial, problemas hepáticos e gastro-intestinais, distúrbios psicológicos.

Se você se identifica com essas características ou as reconhece em alguém saiba que existem formas de modificar esse comportamento. No entanto se faz necessário uma mudança na sua relação com a comida. Algumas dicas podem colaborar para a organização de uma rotina alimentar mais equilibrada. São elas:

Identifique os alimentos que estão mais presentes em seu cardápio diário.

Faça uma redução e posterior substituição gradual dos alimentos que você considera não-saudáveis.

Hidrate-se com frequência, pois muitas vezes, seu organismo está precisando de água e não comida.

Abasteça sua geladeira e dispensa com alimentos em seu estado natural.

Pratique atividade física pelo menos 3 a 4 vezes por semana.

Trace metas e objetivos, inicialmente diárias e vá gradualmente incorporando as semanais, mensais e anuais.

Provavelmente seja difícil para você iniciar esse projeto sozinho, então busque ajuda profissional para auxiliá-lo nesse investimento na sua qualidade de vida. Resistir às tentações e gostosuras gastronômicas que enchem os olhos e mexem com os sentidos é uma tarefa que requer muita força de vontade e auto-disciplina. Confie na sua capacidade de mudança porque você tem naturalmente uma habilidade adaptativa incrível, somente precisa aprender a utilizá-la a seu favor.