Como manter a Alimentação Saudável no Inverno

Os meses de inverno podem ser um grande desafio para alguns de nós. Aconchegar-se em frente ao fogo ou da televisão em uma noite fria e chuvosa logo nos remete a comer algo super gostoso e…normalmente… bem calórico! Mas você pode, com algum planejamento, fazer diferente e esta ser uma oportunidade perfeita para prática de atividade física e apreciar receitas nutritivas e saudáveis que, não apenas irão satisfazer e esquentar, mas fornecer benefícios nutricionais para aumentar suas defesas no combate às doenças típicas dessa época do ano. Observe:

– Aprecie a sopa: a sopa não tem que ser complicada já que é simples e fácil de preparar. Com muitos legumes, alguns feijões ou lentilhas e, talvez alguma carne, a sopa é o alimento perfeito para impulsionar seu sistema imunológico. Se você contrair uma gripe acredite no ditado que diz ”… canja de galinha ajuda no seu restabelecimento…” porque ela realmente tem este poder.

– Faça uma caçarola: como o cozimento na caçarola é lento você pode usar cortes econômicos de carne (coxão mole, coxão duro, maminha, costeletas). A carne vermelha é rica em 2 minerais (zinco e ferro). As verduras contribuem com vitaminas, minerais e fibras. As leguminosas (grão-de-bico, feijão, feijão de soja) são excelentes fontes de proteína, baixo teor de gordura, alta concentração de fibra, baixo índice glicêmico.

– Inclua o alho: ele é um aliado na prevenção e combate à doenças, além de adicionar seu peculiar sabor aos alimentos. É rico em vitaminas, sais minerais, aminoácidos que fazem dele um poderoso antioxidante e anti-inflamatório, protegendo suas células dos radicais livres e prevenindo a formação de tumores cancerígenos.sopa-legumes-620x330

 

– Abuse das frutas e dos vegetais: beneficiam seu sistema imunológico devido aos antioxidantes. Tente incluir no seu cardápio pelo menos 5 tipos ao dia para a variação de nutrientes. Uma boa dica é assar as frutas e refogar os vegetais.

– Escolha alimentos que contenham vitamina D: chamada a vitamina do sol, ela também é importante para o sistema imunológico. No inverno não recebemos vitamina D suficiente, visto que por muitos dias o sol pode não aparece. Neste caso, o alimento torna-se a fonte mais importante de vitamina D. Peixes ricos em gordura como o salmão, a cavala e as sardinhas são boas fontes de vitamina D e também  os leites e iogurtes fortificados com esta vitamina.

rau-cu-qua

 

– Hidrate-se: mesmo que a temperatura lá fora esteja fria, você ainda precisa beber 6-8 copos de àgua por dia. Chá e café são ótima opções, mas evite o uso do açúcar.

home-remedies-for-chlamydia-water

– Preste atenção aos tamanhos de suas porções: é muito tentador ficar o tempo todo beliscando ou comendo uma porção enorme de algo que você adora para enfrentar o frio. Mas para evitar comer muito é melhor ter uma rotina com horários de refeições bem definidos. Sentar-se à mesa, comer com calma, desligar a TV e reservar metade do seu prato de jantar para os vegetais contribuirá para uma noite de sono restabelecedor.

– Continue se movimentando: se o tempo está ruim, exercite-se na academia, faça pilates, aulas de natação e até mesmo em sua casa, pulando corda ou dançando. Se não está doente, o frio e o mau tempo não servem de desculpa para não fazer uma atividade física. Procure ser mais ativo no seu dia a dia, pequenas atitudes como subir escadas no lugar de usar o elevador ou andar e conversar em vez de enviar uma mensagem a um colega próximo, já são ações que parecem pequenas, mas a soma delas no final do dia contribuem muito para sua saúde.

how-can-you-keep-your-circulatory-system-healthy_4dba8c4a-c1cc-4a88-9cee-9d47fdae46a9

    O importante é não deixar que as baixas temperaturas desanimem você de seguir uma rotina saudável, o que garantirá a melhora na sua imunidade e qualidade de vida. Mantenha seu corpo em movimento e sua vida será muito mais dinâmica.

 

E que tal uma sopinha que é uma perfeita combinação de sabor e saúde?  Vamos à ela!

Creme de Moranga

creme2bde2bmoranga2be2bshimeji2bbaixa2b1

Ingredientes

500 g de moranga cabotiá

1 cebola grande

1 dente de alho

2 talos de alho poró

1/2 copo de água

1 colher de sopa de farinha de aveia

Pimenta e Sal à gosto

 

Modo de Preparo

Cozinhe a moranga cabotiá até ficar bem macia. Reserve.

Numa panela refogue o alho poró cortado em rodelinhas.

Bata no liquidificador com o ½ copo de água, a moranga, a cebola, o alho, a farinha de aveia, a pimenta e o sal.

Coloque na panela com o alho poró refogado e cozinhe por mais 10 min. Prontinho para servir.

Você pode substituir o alho poró por gengibre (um pedaço inteiro de 2 cm +/-) no segundo cozimento. Ainda, ervas frescas ou temperinho verde para finalizar. Enfim, use sua criatividade e deixe a sopa do seu jeitinho!