Como turbinar seu Sistema Imunológico no inverno!

O inverno chegou, trazendo com ele o frio e as doenças comuns da estação. Por isso, devemos redobrar os cuidados com nosso sistema imunológico. Você sabia que a alimentação tem influência direta na imunidade do nosso organismo? Mas, justamente nessa época, nos descuidamos, acabamos buscando uma mesa farta e repleta de gostosuras, pães, bolos, doces, massas com bastante molho, carnes, bebidas quentes. São os primeiros impulsos na intenção de amenizar o frio e a última coisa que pensamos é em calorias, quantidade de gordura, açúcar e sal.

Contudo, internamente, nosso organismo tem um ritmo de funcionamento e mesmo em baixas temperaturas ele trabalha para continuar no mesmo compasso e, claro, essa busca pelo equilíbrio orgânico exige mais de todos os sistemas, principalmente, o imunológico.

A boa notícia é que garantir o bom funcionamento de nosso sistema imunológico é menos complicado do que se supõe. Basta manter-se aquecido com roupas quentinhas, hidratar-se regularmente, boa qualidade de sono, prática regular de atividade física e uma alimentação balanceada, rica em substâncias bioativas (alimentos funcionais probióticos e prebióticos) que irão alimentar, estimular, nutrir e turbinar nossos soldadinhos de defesa e esses realizarão a batalha contra invasores indesejáveis (vírus e bactérias). A má notícia é que alimentos processados, com alto teor de gorduras, açúcar e sal podem comprometê-lo, pois além de sobrecarregar o trânsito e a manutenção da flora intestinal, alimentam e fortalecem as bactérias nocivas, acarretando muito mais trabalho às nossas linhas de defesa.

Se queremos que nosso exército do bem trabalhe a nosso favor é preciso alimentá-lo com nutrição de qualidade. Ele precisa de alimentos ricos em vitaminas A, B6, C, E, Selênio e Zinco. Então concentre sua alimentação em:

Alimentos integrais ricos em fibras: trigo integral, arroz integral;
Cereais integrais: aveia, quinoa;
Leguminosas: feijão, lentilha.
Legumes: brócolis, cenoura;
Frutas cítricas e vegetais verdes escuros: laranja, bergamota, limão, acerola, abacaxi, kiwi, couve, espinafre, rúcula;
Proteína de boa qualidade: carnes magras, leites, frutos do mar, ovos;
Sementes: chia, girassol, linhaça;
Oleaginosas : nozes, castanha, avelã;
Óleos: girassol, milho, arroz, algodão, soja;
Ervas e especiarias: alho, cebola, gengibre, coentro, cravo-da-índia, manjericão, louro, orégano;
Superalimentos: mel, pólen de abelha, geléia real.

Uma boa nutrição é essencial para que o sistema imunológico esteja forte, sempre pronto para nos manter protegidos de potenciais invasores externos e internos. E isso não vale apenas no inverno ou quando você estiver doente. Mantenha seus soldados da linha de frente sempre preparados. Lembre-se que: a defesa é sempre o melhor ataque!