Cuide sua pele!

Nos dias de calor intenso, a exposição ao sol e a transpiração aumentam e nem sempre a ingestão de água acontece na mesma proporção. Para compensar esses eventos e exibir uma pele saudável e naturalmente dourada, além do consumo adequado de água, é essencial cultivar uma alimentação rica em substâncias que sejam capazes de estimular a produção de melanina e colágeno.
A melanina que é uma proteína envolvida na pigmentação e proteção da pele, para ser produzida, necessita da vitamina A que, por sua vez, necessita do betacaroteno, um fitoquímico que promove sua produção. Já o colágeno, uma proteína estrutural que une células e tecidos para dar firmeza e elasticidade à pele, é formado à partir de aminoácidos (“bloquinhos” de construção) que compõem essas proteínas. Portanto para estimular a produção de colágeno é importante ingerir alimentos ricos em proteínas, além de vitaminas (C, E) e minerais (Zinco, Selênio).
Assim, mantenha sua pele saudável e iluminada cultivando uma alimentação balanceada e rica em alimentos que contenham:
-Betacaroteno: principalmente em frutas e legumes de cor amarelo-alaranjada (cenoura, mamão, abóbora, laranja, manga) e folhas verde-escuras (espinafre, rúcula, couve).
-Proteínas: carnes (prefira as magras), peixes, leite e derivados, ovos, sementes (chia, quinoa), cereais integrais (aveia), vegetais (brócolis, espinafre), legumes (ervilha).
-Vitamina C: acerola, laranja, morango, kiwi, limão, abacaxi, frutas vermelhas.
-Vitamina E: azeite de oliva extra virgem, peixes.
-Selênio: castanhas, nozes.
-Zinco: avelãs, amêndoas, carnes.
-Água: para hidratar sua pele de dentro para fora beba pelo menos 2 litros/dia de água pura.
-Sol: para estimular a produção de melanina na medida adequada a exposição da pele à ele deve ser moderada e em horários em que os raios UVB causem menor impacto (antes das 10hs da manhã e após as 16 hs da tarde).
Mas lembre, o corpo funciona de forma interativa, ou seja, esses cuidados serão assimilados de forma muito mais eficiente sempre que você tenha um estilo de vida saudável!
Portanto:
Evite: hábitos nocivos (tabagismo, exposição excessiva à poluição e ao sol, uso abusivo de substâncias psicoativas e álcool), uma vez que a pele é extremamente sensível à influência deles.
Cultive: hábitos salutares (boa alimentação, hidratação, atividade física regular).
Assim, não somente sua pele estará saudável e pronta para brilhar, mas também seu corpo e sua mente, pois estar de bem com o corpo é essencial ao bem estar emocional.