De bem com seu corpo durante a Gestação

A gravidez é um momento especial na vida de uma mulher e uma boa nutrição desde os momentos iniciais é essencial. Uma das frases mais comuns que está inscrita no imaginário popular é: “Você agora terá que comer ‘por’ dois!”. No entanto, ela não sintetiza fidedignamente o processo que precisa acontecer, do ponto de vista nutricional, nessa fase.

Duas células uniram-se para iniciar uma nova vida e esta passa a se alimentar através da mãe que, compartilha com seu bebê o melhor que absorve dos alimentos utilizados no seu dia a dia. Então, a frase mais correta seria: “Você agora terá que comer ‘pelos’ dois!”.

O plano alimentar ideal para esse período em que o corpo da mãe está preparando-se para o intenso processo de desenvolvimento do bebê é aquele que contém as quantidades suficientes de nutrientes para a dupla mãe/bebê. Deve garantir condições adequadas de formação, crescimento e desenvolvimento para o bebê. Mas, também, permitir que a mãe tenha energia suficiente para realizar suas tarefas com disposição e entusiasmo.

Uma “nutrição” saudável, digo nutrição porque alimentar-se não é igual à nutrir-se. A primeira pode simplesmente acontecer para saciar a fome, mas a segunda, quando cuidadosamente planejada e orientada por um profissional da Nutrição, com quantidades ideais de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais garante a nutrição celular. E essa é a mais significativa para esse período especial na vida de uma mulher.

As orientações nutricionais para as mulheres gestantes são semelhantes em muitos aspectos às não-gestantes. No entanto, algumas são específicas para as mulheres grávidas, como por exemplo: ampliar o consumo de alimentos ricos e ferro e folato. O ideal é que esteja com o peso corporal adequado antes mesmo de engravidar, pois do contrário, tanto o baixo peso como o sobrepeso afetam na fertilidade e no nascimento do bebê. No período gestacional o acompanhamento do ganho do peso é importante, pois existem variações significativas de mulher para mulher. Desta forma, evita-se complicações durante a gestação bem como no trabalho de parto e pós-parto. As mulheres com baixo peso podem ter um bebê prematuro ou com baixo peso corporal. De outra forma, as mulheres com sobrepeso correm um maior risco de desenvolver hipertensão, diabetes gestacional, possibilidade do nascimento de um bebê com tamanho e peso acima do esperado para um recém-nascido.

Lembramos ainda que a hidratação adequada também é fundamental para viabilizar os processos de absorção de nutrientes dos alimentos utilizados pela mãe, os quais irá compartilhar com o bebê. Além dessas orientações pontuais, à futura mamãe é fundamental que tenha um ambiente seguro e acolhedor ao seu redor para garantir uma vida emocional saudável à ela e ao bebê.