É PANC…

Seu significado no sentido literal é Plantas Alimentícias Não Convencionais. No entanto, a vida urbana que levamos não facilita o consumo delas porque cobrimos a terra justamente para evitar que brotem os “inços” pois é assim que são vistos pela maioria das pessoas, uma vez que germinam espontaneamente. A rúcula, por exemplo, que consumimos hoje, era considerada erva daninha há bem pouco tempo. Já os povos mais antigos sabiam do valor delas e as utilizavam intuitivamente pela maior conexão que tinham com a natureza.
As “Pancs” vem ganhando espaço na gastronomia, seja como acompanhamento ou incrementando receitas doces e salgadas. Elas trazem maior diversidade de nutrientes à alimentação e são mais fáceis de serem cultivadas livre de agrotóxicos. Se você quer incluí-las na sua alimentação, procure fornecedores especializados ou casas que trabalham com produtos naturais e orgânicos, certificando-se de que estejam aprovadas para consumo a fim de evitar processos alérgicos e intoxicações.
Veja algumas dessas plantas já testadas e liberadas:
Capuchinha: possui Vitamina C e propriedades anti-inflamatórias. De sabor picante, similar ao da rúcula, suas folhas e flores podem ser utilizadas em saladas e omeletes.

Dente de Leão: pobre em calorias e rica em carboidratos e fibras. Contém vitaminas (A, B6, C, K) e minerais (ferro, cálcio, magnésio, potássio, sódio). Suas folhas, flores, caule podem ser utilizados em chás e saladas.

Ora-Pro-Nóbis: rica em proteínas de ótimo valor nutricional e fibras, combina muito bem com refogados, omeletes e sua flor com saladas.

Serralha: possui vitaminas (A,B,C), minerais (cálcio, ferro) e ômega 3. De sabor levemente amargo que lembra a chicória, fica muito gostosa picadinha e refogada.

Taioba: rica em vitamina A e C e minerais (cálcio, fósforo). Seu sabor é próximo ao do espinafre, porém mais delicado, suas folhas gigantes devem ser utilizadas em receitas quentes pois precisam ser cozidas.

Tansagem: contém cálcio, vitamina K e propriedades cicatrizantes, antimicrobianas, anti-inflamatórias e analgésicas Suas folhas tenras podem ser utilizadas em saladas e as mais velhas em sopas ou refogados.

Trevo: rico em minerais (cálcio, potássio, magnésio). Pode ser apreciado principalmente nas saladas.

Urtiga: é riquíssima em ferro e apesar da fama de ser urticante, tem sabor muito peculiar, podendo ser utilizada em sopas, caldos e cremes.

Por estarmos acostumados aos vegetais tradicionais, dificilmente nos disponibilizamos a conhecer novos sabores. Mas experimente apresentar à sua família e amigos essa forma tão antiga e, tão nova ao mesmo tempo, de apreciar os alimentos na sua forma natural e permita às Pancs emprestar, além da sua riqueza nutricional, sofisticação e requinte às suas receitas.