Emagrecimento Saudável

O verão propriamente dito ainda não chegou, mas a corrida para encontrar fórmulas milagrosas para perder quilinhos extras, alguns deles colocados na conta da quarentena, sim.

Porém, restrições alimentares e estratégias que priorizam um determinado nutriente em detrimento de outro, não ajudam a alcançar esse objetivo sem prejuízos à saúde.

O sobrepeso e a obesidade podem estar associados a fatores como: disfunção hormonal, hipotireoidismo, resistência à insulina ou até mesmo a algum transtorno alimentar. Portanto, um planejamento com quantidades adequadas de macro e micronutrientes e que leve em consideração as condições orgânicas e as características individuais de cada pessoa é fundamental para evitar deficiências nutricionais e o agravamento desses estados orgânicos.

As proteínas de alto valor biológico são excelentes aliadas, pois favorecem modulação entre redução da massa de gordura e preservação da massa muscular. Elas são encontradas em alimentos de origem animal (carnes, aves, peixes, ovos, leite, queijo, iogurte) e também em alimentos de origem vegetal como os cereais integrais (quinoa, aveia, chia, linhaça), oleaginosas (castanhas, nozes, amendoim), leguminosas (feijão, lentilha) e vegetais (couve, espinafre).

Associados à alimentação equilibrada, a ingestão adequada de água (em torno de 2 litros/dia) e a prática regular de atividade física, além de melhorarem sua condição orgânica como um todo, promovem um processo de emagrecimento mais saudável. Vale lembrar que o exercício físico deve ser introduzido de forma gradativa na rotina de quem está iniciando esse hábito em sua vida. Uma boa medida é a alternância entre atividades de força (musculação, ginástica funcional) e atividades aeróbicas (caminhada, pedalada, natação) para que o sistema metabólico utilize de maneira eficiente a gordura como fonte de energia.

Coloque seu corpo em movimento e estabeleça um equilíbrio entre ele e sua mente, assim você alcançará suas metas e objetivos de maneira mais leve e sem comprometer sua saúde. Além disso, desenvolver atividades que proporcionem a você satisfação pessoal, seja, um hobbie ou trabalho voluntário, melhoram muito sua autoestima e autovalorização.

Dessa forma, o processo de emagrecimento se tornará para você, muito mais um caminho de transformação interna, do que simplesmente, uma redução de números na balança.