Embutidos e seus efeitos na saúde

Eles são presença quase obrigatória no sanduíche ou picadinho, o famoso “tira gosto”. Mas você já se perguntou por quais processos passam até chegarem no seu lanche ou refeição?

Antes do advento da refrigeração, carnes eram conservadas pelo método de “cura” ou “secagem” com sal, por ser ele um conservante natural. Hoje em dia continua sendo utilizado, mas em produtos fabricados com cortes menos nobres. Estes, após serem trituradas e homogeneizadas, sofrem adição de sal, açúcar, temperos artificiais, corantes e aditivos químicos (nitratos e nitritos) para melhoramento da cor, sabor, textura e aumento do tempo de validade. Por fim, a mistura é “embutida” ou acondicionada em tripas, naturais ou artificiais, para dar à ela forma e estabilidade.

Entre os embutidos estão: linguiça, salame, salsicha, salsichão, copa, morcela, lombo defumado, presunto (cozido), apresuntado, peito e blanquet de peru, mortadela, nuggets, iscas e tiras de frango empanados. Já o bacon e os queijos não entram na classificação de alimentos embutidos, mas de alimentos processados, ou seja, suas características originais foram alteradas por tratamentos físicos, químicos ou biológicos. Entretanto, vale lembrar que também eles contêm conservantes e, de alguma forma, impactam nosso metabolismo.

Essas características colocam os produtos embutidos no grupo dos alimentos ultraprocessados. Eles possuem uma composição química desconhecida ao nosso organismo e, por isso, podem comprometer nossa saúde. O nitrito de sódio, por exemplo, que é utilizado com a finalidade de aumentar sua durabilidade, uma vez no estômago, transforma-se em nitrosamina, composição com potencial cancerígeno. Já a gordura e o sódio, presentes em  quantidade significativas nesses produtos, contribuem para o aumento dos níveis de colesterol, retenção de líquidos e o risco de doenças metabólicas, como a obesidade, e cardiovasculares, como a hipertensão.

Você não precisa deixar de apreciar eventualmente seu sanduíche ou picadinho, mas para que ofereçam nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, minerais) de forma equilibrada, prefira incrementá-los com saladas, ovos, vegetais grelhados, gorduras saudáveis (nozes, abacate, azeite de oliva), além de hambúrguer, temperos, pastas e molhos caseiros. Lembre-se, quanto menos processado, melhor!