Férias e a Alimentação da Garotada

Não tem jeito, a rotina dos pequenos muda no período de férias. Isso porque, querendo ou não, a programação da escola e demais atividades organiza a rotina das famílias. No entanto, é importante que continuem mantendo hábitos saudáveis, pois estão num período intenso de crescimento e a boa alimentação é fundamental ao ritmo de desenvolvimento e para que tenham energia e disposição para brincar e explorar o universo de possibilidades à sua volta. Alguns cuidados simples fazem diferença para que possam curtir as férias com saúde! Veja:
Rotina Alimentar: mantenha os horários para o café da manhã, almoço, lanche da tarde e janta pois é importante não pular essas refeições principais. Uma sugestão é construir com os pequenos um cardápio semanal com os alimentos que gostam e um alimento desafio para que acostumem-se ao seu sabor.
Refeição Balanceada: uma refeição equilibrada deve conter quantidades adequadas de proteínas (carnes magras, leite e derivados, ovos, feijão, lentilhas, ervilhas), carboidratos (arroz, batata, massa, cereais de preferência integrais), vitaminas e minerais (vegetais e frutas).
Alimentos Leves: incentive o consumo de verduras e frutas pois além de colaborarem para a hidratação nesse período de temperaturas altas, são essenciais para que estejam protegidos das doenças pois fornecem vitaminas, minerais e fibras.
Hidratação: você pode oferecer à garotada os sucos de frutas batidos com água, iogurte, água de coco pois além de saborosos, fornecem vitaminas e minerais. Outra opção são os picolés de fruta natural pois são deliciosos, refrescantes e ajudam a amenizar o calor. Eles fazem sucesso com a garotada, mas eles não substituem a água pura, então estimule-os a bebê-la frequentemente.
Alimentação Lúdica: uma maneira de tornar o momento da refeição mais atrativa é convidar as crianças para ajudarem na preparação da comida. Além da importante interação da família, elas se sentirão mais entusiasmadas e motivadas à comerem o que ajudaram a preparar.
Guloseimas: de vez em quando podem entrar em cena e participar da diversão, mas nunca substituir uma refeição. O consumo delas deve ser monitorado pois são bem calóricas, possuem nutrientes de menos e aditivos químicos demais.
Aproveite as férias da garotada para diversificar a alimentação e ampliar a lista de alimentos que apreciam e, assim, garantir que à elas uma alimentação rica em nutrientes. Perceba que alimentação saudável não precisa ser sinônimo de alimentação chata e sem sabor. Mas isso tudo não fará sentido para a criança se você, que é a pessoa em quem ela se espelha, não exemplificar nas atitudes, pois do contrário, serão somente palavras ao vento.