Gorduras… Existem Melhores ou Piores?

Untitled-1
Se as palavras óleo e gordura geram controvérsias no meio científico, imagine para os menos informados! Mas… quem sabe… conhecendo um pouco mais as particularidades de cada uma possamos entender melhor suas implicações à saúde.

A gordura é um dos 3 macronutrientes que desempenham papéis fundamentais no nosso metabolismo. É imprescindível às funções do cérebro, já que 60% dele é constituído de gordura. É boa fonte de energia (9 Kcal/g) em comparação aos outros dois macronutrientes (proteína e carboidrato) que possuem cerca de 4 Kcal/g cada um. Seu metabolismo é mais lento proporcionando sensação de saciedade por mais tempo. Ainda, fornece e facilita a absorção de vitaminas e tem a importante atribuição de revestir e proteger órgãos vitais.

Na forma natural seus ácidos graxos combinam-se tornando-as gordura saturada ou insaturada. Já na artificial suas moléculas se alteram e transformando-as em gordura hidrogenada ou gordura trans. 

– Gorduras saturadas: encontradas em produtos de origem animal (carnes, ovos, leite e derivados) e alguns óleos vegetais (coco, dendê), melhor serem consumidas moderadamente por estarem relacionadas ao aumento do colesterol LDL.

– Gorduras insaturadas: nesse grupo se têm gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas. Nelas encontram-se ácidos graxos essenciais ômega 3, 6 e 9.

– Gorduras monoinsaturadas: presentes no azeite de oliva (seu melhor representante), oleaginosas (amêndoas, avelãs), óleos vegetais (gergelim, amendoim) e no abacate. Previnem e reduzem o risco de doenças cardiovasculares.

– Gorduras poli-insaturadas: encontradas em óleos vegetais (soja, milho, girassol, canola), alguns peixes (salmão, atum, sardinha), sementes (linhaça, gergelim) e oleaginosas (nozes, castanhas). Auxiliam na redução dos níveis de colesterol ruim. Cautela no consumo de óleos vegetais, já que passam por um processo de refinamento que compromete a absorção deles no organismo.

– Gorduras hidrogenadas ou trans: produzidas artificialmente à partir de óleos vegetais para melhorar o sabor e a durabilidade de alimentos industrializados, contribuem para o aumento dos processos inflamatórios e oxidativos.

 Assim sendo, gorduras saturadas e insaturadas são preferíveis às gorduras hidrogenadas ou trans, visto que essas acarretam um alto custo metabólico ao organismo. Então, para uma alimentação saudável a sugestão é utilizar com moderação gorduras saturadas e insaturadas, pois no cálculo das gorduras consumidas ao longo de um dia soma-se as gorduras presentes nos produtos processados e elas, frequentemente, ali estão de forma disfarçada.