Importância da Alimentação Saudável no Verão

WhatsApp Image 2018-03-05 at 13.06.14 (1)

Acompanhe a matéria completa no link: Importância da Alimentação Saudável-Guia Especial de Verão-03Fev2018

Como evitar o mal estar do calor no verão?

Para manter-se com energia e disposição é essencial estar bem hidratado e não pular refeições. Assim se pode evitar quedas bruscas da pressão sanguínea e o desequilíbrio hidro eletrolítico que acontece nos momentos de sudorese intensa. Cultivar o hábito de uma alimentação leve e balanceada com as quantidades ideais de proteínas, carboidratos, gorduras boas, vitaminas e minerais é importante para que o organismo funcione de forma harmônica.

A ingestão de água deve ser maior no verão do que no inverno?

Beber a quantidade adequada de água e garantir o bom funcionamento orgânico é tão importante no inverno quanto no verão. No entanto, o que acontece frequentemente é que no inverno as pessoas “esquecem” de beber água uma vez que a vontade de matar a sede está mais associada ao calor. Mantenha o hábito de bebê-la sempre, e ao chegar as baixas temperaturas seu organismo naturalmente também vai pedir água.

Qual a importância de uma alimentação saudável no verão?

A alimentação saudável é fundamental em todas as estações do ano. No entanto, no verão ocorre uma diminuição da taxa de metabolismo basal, ou seja, se gasta menos calorias em repouso. Isso acontece porque ao contrário do inverno, onde é preciso gerar mais calor para aquecer o corpo, no verão essa necessidade é menor, diminuindo a quantidade calórica proporcionalmente. Além disso, já que o corpo concentra mais energia no processo de resfriamento, é importante optar par uma alimentação mais leve para não sobrecarregar seu funcionamento e, assim, o organismo manterá a temperatura corporal ideal com mais serenidade.

O que é preciso ter em abundância em um cardápio de verão?

O consumo de frutas, legumes e verduras variadas, que são fontes de fibras, vitaminas e minerais é essencial. Ainda, alimentos à base de grãos, oleaginosas e cereais integrais ao invés dos refinados é o ideal.

Comer cenoura ajuda no bronzeamento?

Sim. A cenoura é rica em betacaroteno, um potente precursor de vitamina A que estimula a produção de melanina, que é responsável pela pigmentação de nossa pele, portanto, ajuda a manter a pele saudável e bronzeada por mais tempo. No entanto, ela deve ser consumida também nas outras estações do ano para que o resultado seja mais efetivo, até porque a vitamina A tem outras importantes atribuições em nosso metabolismo. Outros alimentos que apresentam betacaroteno são as frutas alaranjadas (manga, mamão) e os vegetais verdes escuros (rúcula, couve, espinafre, brócolis, agrião).

A água de coco substitui a água convencional na hidratação?

Nada substitui a água natural, pois ela é essencial ao funcionamento ideal de nossas células e tecidos. Quanto à água de coco, ela é uma bebida refrescante, pouco calórica, livre de gordura e com alto poder reidratante por ser um isotônico natural, uma vez que possui uma quantidade de minerais (sódio e potássio, principalmente) semelhantes ao que perdemos durante os momentos de sudorese mais intensa.

Dicas que podem ajudar a passar pelos dias quentes:

Comece o seu dia bebendo dois copos de água e continue bebendo durante o dia, bem como antes e depois das atividades físicas. Os vegetais com altas concentrações de água (melancia, morangos, laranja, pepino, tomate) e os sucos naturais também colaboram, uma vez que, além de hidratarem, fornecem antioxidantes, vitaminas e minerais. O café da manhã é essencial, seu corpo ao despertar pela manhã está pedindo nutrientes. Aproveite os frutos do mar: essa é a época ideal para comer peixes e frutos do mar mais fresquinhos, principalmente se estiver no litoral. Salmão grelhado, filé de peixe, atum, no almoço ou jantar, contribuem com proteínas de alto valor nutricional e baixas calorias, mas evite consumi-los fritos ou empanados!