Intolerância, Alergia ou Sensibilidade Alimentar?

Com certeza você tem um parente, amigo ou já ouviu falar de alguém que não pode comer determinado alimento por possuir alguma intolerância ou alergia alimentar.

Isso tem acontecido cada vez com mais frequência porque a incidência desses distúrbios alimentares vêm aumentando ao redor do mundo nos últimos anos.

Por apresentarem diversos sintomas semelhantes, a alergia e a intolerância alimentar, frequentemente, são confundidas. Por isso, entender suas diferenças é importante para distinguir os sinais de cada uma delas.

Alergia Alimentar: acontece quando o sistema imunológico ao não reconhecer alguma proteína presente num alimento, produz anticorpos para combatê-la, pois, a interpreta como potencial ameaça, o que gera sintomas intensos e generalizados.

Sintomas

– Coceiras

– Falta de Ar

– Rouquidão

– Tosse

– Diarreia

– Vômitos

-Alterações na Pressão Arterial

Intolerância Alimentar: ocorre quando o alimento não é digerido corretamente, especialmente, pela ausência de alguma enzima responsável pela digestão de determinada substância que, ao chegar no intestino sem ser digerida, provoca desordens gastrointestinais.

Sintomas

-Desconforto, Inchaço e Dor Abdominal

– Gases

– Diarreia

Sensibilidade Alimentar: embora possua reações parecidas com a alergia, sua causa se encontra numa reação exagerada do sistema imunológico diante de alguma proteína alimentar. Diferentemente da alergia, suas reações acontecem de forma mais moderada, podendo demorar de 45 minutos a 3 dias para se manifestarem, impactando, principalmente, o sistema gastrointestinal.

Sintomas

-Desconforto e Inchaço Abdominal

-Inchaço e Erupções na Pele

-Diarreia

-Náuseas

Leite, trigo, ovo, frutos do mar, amendoim, frutas vermelhas, corantes alimentares e castanhas são os alimentos com maiores probabilidades de estarem envolvidos em alergias e também em intolerâncias alimentares.

Embora quase 97% dos alimentos que consumimos sejam digeridos e absorvidos, nossa capacidade de assimilação de nutrientes é severamente restringida quando nosso intestino está em desarmonia. Importante se dizer isto  porque alergias e intolerâncias alimentares quando não monitoradas e tratadas, podem acarretar consequências que colaboram significativamente para o desenvolvimento de doenças inflamatórias intestinais, além de comprometer nossa saúde como um todo.

Para evitar privação desnecessária de determinados alimentos ou agravamento do quadro clínico por equívocos de diagnóstico, procure orientação profissional para que seu histórico alimentar possa ser melhor avaliado.

Lembre, uma alimentação consciente, além de equilíbrio nutricional, proporciona melhor qualidade de vida, mesmo às pessoas portadoras de algum tipo de distúrbio alimentar.