Lancheira Saudável

lancheira_saudavel-mae_tipo_eu-2-680x453A rotina vai retomando seu ritmo e impondo às famílias vitalidade e criatividade para conciliar compromissos profissionais e domésticos. A organização da lancheira das crianças, por exemplo, pode ser um momento de muitas dúvidas porque compô-la com alimentos nutritivos e que sejam também atrativos para elas frequentemente é uma tarefa bem embaraçosa.

      O lanche tem a função de repor as energias e por isso está estrategicamente situado entre duas refeições principais. O ideal é que contenha alimentos que sejam fontes de macronutrientes (carboidrato, proteína e lipídeos), bem como vitaminas e minerais. A escolha de alimentos saudáveis é essencial para o desenvolvimento orgânico e cognitivo das crianças, pois quando estão bem nutridas tem mais facilidade para aprender e se concentrar. E mesmo  quando estão em casa, pensar em lanches divertidos e balanceados nutricionalmente é importante, pois também no ambiente doméstico estão dispendendo energia.

    As mães me perguntam o que colocar na lancheira de seus filhos e o que sugiro é a elaboração de um cardápio de lanches com escolhas saudáveis. Nele é essencial conter uma fonte de proteína e cálcio (leite ou algum derivado dele), já que o corpo da criança está em construção e um carboidrato (sanduíche light, bolinho sem cobertura, entre outros) para garantir a reposição de energia. Alimentos frescos como frutas ou sucos naturais tem uma excelente contribuição nutricional à oferecer na composição do lanche, pois são ricos em fibras, vitaminas e minerais, mas quando presentes precisam ser mantidos em lancheiras térmicas para sua adequada conservação. Enviar junto uma garrafinha com água é uma boa estratégia porque a hidratação é fator primordial. Com essa prática a criança aprende a tomar água não somente para saciar a sede, mas como um hábito saudável.

      No caso da criança receber seus lanches já prontos no maternal, creche ou, mesmo na escola, procure saber se o cardápio é acompanhado por um profissional nutricionista, pois ele o planejará de acordo com as atividades praticadas e a faixa etária de desenvolvimento.

      Hábitos alimentares são internalizados principalmente na relação da pessoa com a comida durante sua infância. Então, investir em boas escolhas alimentares para a garotada é fundamental para que continuem seguindo esse exemplo quando adultos. Dessa forma se estará garantindo o desenvolvimento físico e intelectual saudável deles, além de evitar desordens metabólicas como a desnutrição, a anemia e a obesidade.

 

E que tal um exemplo de lancheira saudável?

 

-Sanduíche de Pão Integral com Requeijão e Blanquet de Peru ou Bolo sem Cobertura (preferencialmente com frutas);

– Leite com Cacau 70% ou Iogurte;

– Água de Coco ou Suco Natural;

– 1 Fruta;

– 1 Garrafinha de Água.