Sexta-Feira Santa – Matéria Caderno Especial Viver com Saúde Jornal NH – Segunda 15.04.2019

A carne de peixe possui nutrientes indispensáveis à saúde como proteínas de ótimo valor nutricional, e boas quantidades de outros nutrientes como: vitaminas (A, D, do Complexo B), ácidos graxos (Ômega 3), minerais (Cálcio, Fósforo, Ferro, Cobre, Selênio), Iodo nos peixes de água salgada, sendo que a quantidade desses nutrientes variam conforme a espécie.

Veja alguns benefícios nutricionais em incluir peixe ao seu planejamento alimentar:

-Proteínas de Alto Valor Biológico: presentes em todos os peixes, estão intimamente implicadas na manutenção, construção e renovação de células e tecidos.

-Gorduras Boas: possui menos gorduras saturadas do que carnes bovinas e suínas. Os peixes de carne clara (tainha, traíra, merluza, carpa, pescada, linguado) apresentam menor quantidade de gorduras do que os de carne escura (salmão, atum, arenque, sardinha). Porém a gordura destes peixes são consideradas gorduras boas pois estão contidas no grupo das gorduras insaturadas que são benéficas aos sistemas cardiovascular e nervoso.

-Ômega 3: é um ácido graxo que não é produzido pelo organismo, então sua absorção se dá através dos alimentos e os peixes são sua maior fonte, especialmente os de água mais fria (salmão, arenque, truta, sardinha, atum). Ele é um anti-inflamatório natural e colabora na prevenção à deterioração de células nervosas.

-Vitamina D: encontrada em maior ou menor quantidade em todos os peixes, promove a manutenção e saúde dos sistemas ósseo e muscular.

Muitas pessoas alegam que não consomem peixe com regularidade pela dificuldade de encontrá-los frescos,  custo elevado ou, até mesmo, por acharem difícil sua preparação. No entanto, é possível encontrar peixes como: tilápia, merluza, tainha, valores semelhantes ou até mais em conta que as carnes vermelhas. Para aproveitar todo seu potencial, prefira as receitas em que sejam assados, cozidos no vapor ou grelhados e evite fritá-los, pois além de perder conteúdo nutricional, a alta temperatura do óleo produz compostos nocivos à sua saúde.

Você pode comer carne de peixe, pelo menos 1 ou 2 vezes na semana, mesmo morando mais longe do litoral, rios ou lagoas, desde que observe seu estado de conservação. Veja algumas recomendações ao escolher o peixe:

-Olhos: brilhantes e salientes.

-Escamas: unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele.

-Guelras: de cor que vai do rosa ao vermelho intenso, brilhantes e sem viscosidade.

-Pele: firme, úmida e sem manchas.

-Odor: característico e não repugnante.

O peixe é um dos alimentos mais nutritivos que a natureza nos oferece, inclusive em abundância! Não espere somente a Semana Santa e inclua o peixe na sua rotina alimentar, pois além dos nutrientes que oferecem, colaboram para uma maior saciedade sem sobrecarregar seu sistema digestivo.