Matéria publicada no caderno Viver com Saúde

Coma como um atleta olímpico

As olimpíadas nos fizeram contemplar exemplos incríveis de determinação, disciplina e auto-superação. Você não precisa ser um atleta de elite para se beneficiar das estratégias nutricionais que melhoram o desempenho de atletas olímpicos. Mesmo que não seja dentro dos campos, quadras ou piscina, todos nós podemos nos espelhar em seus estilos de vida saudáveis e foco nos objetivos e resultados. Hoje falaremos de algumas maneiras básicas de fazer um planejamento que extraia de você o máximo de sua capacidade orgânica para melhorar sua performance na vida.

1. Hidrate-se
Beba líquidos, preferencialmente água, pois ela representa 70% do peso corporal de um indivíduo. Regula a temperatura corpórea, desintoxica e tem papel fundamental no desempenho dos principais sistemas orgânicos. Uma regra simples para saber o quanto você precisa consumir de água diariamente é multiplicar seu peso em Kg por 35 ml. Exemplo: 70 Kg x 35 = 2450 ml/dia.

2. Proteínas
São macronutrientes construtores, fundamentais para a recuperação e reconstrução celular e muscular. São fontes de proteínas de alta qualidade nutricional, os peixes, aves, ovos, carnes e produtos lácteos. Algumas combinações interessantes são as vitaminas com leite e frutas, iogurte com aveia, ovos com batata doce, entre outras.

3. Consuma peixes e frutos do mar
São fonte de proteína com baixo teor de gordura, ricos em ácidos graxos saudáveis (ômega 3, DHA e EPA), importantes na prevenção de estados inflamatórios, reduzem o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2. O recomendável é a ingestão de 2-3 porções semanais, principalmente os peixes de águas frias (salmão, atum, truta, arenque) que contém maior concentração de ômega 3.

4. Use os carboidratos complexos
Os atletas de alto rendimento sabem a relevância dos carboidratos, pois são macronutrientes essenciais para gerar energia. Os carboidratos complexos são mais adequados, pois são absorvidos mais lentamente pelo organismo, evitando os picos de insulina e a reserva deles em forma de gordura. As principais fontes são os grãos integrais, feijão , frutas, verduras e legumes.

5. Pense mais no progresso contínuo e menos na perfeição
A comida além de fonte energia, é também fonte de satisfação. Construa com seu nutricionista um planejamento alimentar que atenda suas necessidades nutricionais e que se encaixe em sua rotina diária. Mesmo os atletas de elite se permitem indulgências ocasionais já que são para eles exceção e não hábito em sua rotina alimentar.

O que fica de lição é: tente conhecer melhor os sinais de seu corpo, trate-o bem, melhore seu desempenho, alimente-se com equilíbrio, pratique atividade física. Vamos nos espelhar em nossos esportistas e superar nossos limites, com foco e determinação.