Treinando seu paladar

É na infância que conhecemos os sabores (doce, amargo, azedo e salgado), construímos nosso paladar e hábitos alimentares. Não nascemos gostando de alimentos doces ou salgados, mas eles acabam entrando em nossa dieta diária pela cultura familiar em utilizá-los em maior ou menor escala.

O organismo por impulsos naturais do corpo procura alimentos capazes de suprir suas necessidades nutricionais. Contudo é influenciado pelo contexto ambiental em que se encontra e vai se adaptando e se condicionando aos que estão mais disponíveis. No mundo atual em que o tempo é artigo de luxo, os alimentos processados, ricos em gordura, açúcar e sal acabam por serem priorizados em detrimento dos alimentos naturais que tem a necessidade de preparo para serem consumidos. Então o paladar vai habituando-se aos alimentos refinados e aos sabores artificiais. E a comida passa a ser utilizada mecanicamente, sem reflexão sobre suas implicações na saúde orgânica.

A boa notícia é que nosso paladar se adapta à novos hábitos, e assim que começamos a diminuir o doce, por exemplo, podemos notar na mesma proporção a redução na vontade de consumi-lo. Estudos tem demonstrado que uma dieta restrita em sal após algum tempo se tornará mais agradável e palatável. O paladar muda devido as condições fisiológicas, mas também quando se redireciona preferências, despertando-o e sensibilizando-o para sabores que estejam em sintonia com um estilo de vida mais saudável.

A alimentação saudável é mais facilmente conquistada quando percebida como um experimento. Faça o teste: se você está acostumado a utilizar 3 colherzinhas de açúcar para adoçar seu café, comece por reduzir meia colherzinha por semana. Você irá constatar que após um mês, quando estiver utilizando 1 colherzinha de açúcar, seu paladar estará tão habituado à essa nova condição que perceberá o café tão doce como quando utilizava 3 colherzinhas. Se quiser retirar completamente o açúcar, siga reduzindo. E isso você pode fazer com o sal e a gordura, que também são prejudiciais quando consumidos em excesso. Lembre, são necessárias cerca de 6 a 8 semanas para se extinguir antigos e introduzir novos hábitos alimentares.

Dê preferência ao alimento em sua forma e sabor natural, até porque o sal e o açúcar alteram o sabor original dos mesmos. É possível mudar nosso paladar e hábitos alimentares. Nosso corpo responde às mudanças mais depressa do que imaginamos. Desperte seu paladar para novos sabores e verá que a comida pode ser uma aventura a cada dia!