O poder das ervas e especiarias

O sabor é um fator importante na escolha dos alimentos que comemos. O problema é que para obter o resultado desejado, acabamos temperando demais a comida, levando a excesso de consumo de sódio, açúcar e gordura – os três principais agentes aromatizantes. Você já considerou cozinhar de forma mais saudável utilizando ervas e especiarias?

Os termos “ervas” e “especiarias” são normalmente trocados, no entanto eles carregam algumas diferenças distintas. As ervas são folhas de plantas não lenhosas, como manjericão, sálvia, salsa, enquanto especiarias vêm de todas as outras partes da planta: raízes, flores, frutos, sementes e casca, como por exemplo a páprica, coentro, açafrão. As especiarias são normalmente utilizadas para agregar um sabor mais marcante a um prato do que as ervas, mas ambas são usadas para adicionar sabor e oferecem muitos benefícios à saúde.

Alguns exemplos:

– Canela: este tempero levemente doce tem sido associado a menores níveis de açúcar no sangue em diabéticos e diminuição dos níveis de colesterol. É uma fonte de manganês, fibra dietética, e ferro.

– Cúrcuma: também conhecido como açafrão da terra, este tempero tem uma elevada concentração de curcumina, a qual está ligada a propriedades anti-inflamatórias. Estudos têm mostrado que a curcumina pode ajudar no tratamento de artrite reumatóide e fibrose cística, melhorar a função do fígado, inibição do crescimento do tumor, e proteger contra a doença de Alzheimer.

– Alecrim: erva com efeitos anti-inflamatórios e anti-fúngicos que ajudam a estimular o sistema imunológico, circulação e digestão. Também ajuda a reduzir na gravidade dos ataques de asma.

– Gengibre:  esta especiaria é mais comumente reconhecida por sua capacidade de aliviar enjôos e náuseas. Também contém altos níveis de antioxidantes e o componente gingerol, que ajuda a melhorar os níveis de colesterol.

– Noz-moscada: entre os minerais essenciais encontrados na noz moscada estão potássio, cálcio, ferro e manganês, que é um catalisador para quebrar gorduras e reduzir colesterol, um processo importante na perda de peso. Além disto, dois componentes desta semente, miristicina e macelignan, auxiliam a função cognitiva e ajudam a aumentar a função hepática e renal. Também tem propriedades antibacterianas, ajudando no combate ao mau hálito.

– Sálvia: é uma que erva ajuda a diminuir a inflamação no trato gastrointestinal e melhorar a digestão. Também auxilia na prevenção do aparecimento de diabetes do tipo 2, devido à sua natureza hipoglicemiante (capacidade de diminuir o açúcar no sangue).

– Tomilho: esta erva tem efeito antibiótico, antifúngico, e propriedades anti-sépticas. Também tem um dos mais altos níveis de flavonóides (antioxidante). Suas folhas estão repletas de minerais como potássio, ferro, cálcio, manganês, magnésio e selênio.

Experimente! Use a criatividade e adicione sabor e saúde às suas receitas!

 

Matéria publicada no Jornal NH no dia 22 de Fevereiro.