Oleaginosas: Pequenas no Tamanho, Gigantes nos Benefícios

Elas possuem Incrível Valor Nutricional!
Diversas em formas e sabores, podem ser apreciadas como petiscos e como ingrediente especial para dar aquele toque de requinte e sofisticação às suas receitas.
No Frio, são ainda mais valorosas, pois, contêm pelo menos, 30% de gorduras boas em sua composição.
Porém, essa quantidade significativa de lipídios (ácidos graxos insaturados) as torna um alimento de elevado valor calórico, portanto, devem ser consumidas com moderação.
Possuem, ainda, minerais antioxidantes, vitaminas, especialmente a E, compostos fenólicos, proteína, fibras, além de serem ótimas fontes de selênio, magnésio, manganês, cobre, ferro, zinco e potássio.
Em comum, apresentam esses fantásticos atributos nutricionais, entretanto, oferecem quantidades mais significativas de algumas substâncias, o que torna cada uma, especial e única, em composição e benefícios.
Confira algumas dessas particularidades nutricionais:
Nozes: ômega 3, ácido graxo implicado na diminuição de processos inflamatórios, contribui para o bom funcionamento dos sistemas, nervoso e cardiovascular.
Noz Pecã: cobre, mineral essencial à formação e manutenção da bainha de mielina, camada protetora das células nervosas.
Castanha de Caju: triptofano, aminoácido primordial na produção serotonina, neurotransmissor que atua na regulação dos estados de humor.
Castanha do Pará: selênio, mineral com alto poder antioxidante, protege as células dos ataques de radicais livres, o que reduz o risco de doenças degenerativas, alzheimer e parkinson, por exemplo.
Avelã: manganês, mineral importante a ativação de enzimas que atuam na manutenção do tecido ósseo.
Amêndoa: magnésio, micronutriente atuante em inúmeras reações bioquímicas no organismo, entre elas, as que colaboram na modulação do ritmo cardíaco e performance do sistema cardiovascular.
Macadâmia: vitamina A, micronutriente que desempenha destacado papel na saúde ocular, prevenindo a catarata e a degeneração macular.
Pistache: vitamina B6, micronutriente envolvido na manutenção e renovação de neurotransmissores.
Amendoim: considerado uma leguminosa, já que seus frutos se desenvolvem em vagens, assemelha-se as oleaginosas em valor nutricional. Sua combinação de proteínas, gorduras boas, carboidratos e fibras é capaz de prolongar a sensação de saciedade e diminuir a de fome.