Orgulho em Ser Gaúcho

 

Untitled-2Nessa época do ano em que o tradicionalismo gaúcho é renovado nas festividades de 20 de setembro, a associação entre ele, o churrasco e o chimarrão é inevitável. No ambiente acolhedor onde a brasa vai lentamente dourando a carne e liberando aquele nosso tão conhecido cheirinho de churrasco, o chimarrão vai passando de mão em mão, cultivando e reforçando laços familiares e de amizade. Essa bebida tão nossa preparada à base de erva mate contém substâncias antioxidantes e minerais que guardam propriedades digestivas, diuréticas, além de auxiliarem no combate aos radicais livres e equilíbrio do sistema imunológico. Para que você obtenha do chimarrão o melhor de suas qualidades nutricionais, utilize no seu preparo uma erva mate que contenha o mínimo possível de aditivos e quanto menos industrializada melhor.

      No entanto, os pratos típicos de nossa culinária são bastante diversos, pois, além da influência culinária de nossos vizinhos “gauchos” do Uruguai e Argentina que nos apresentaram o churrasco e o chimarrão, ainda temos a contribuição riquíssima das culinárias italiana e alemã. Os italianos trouxeram o galeto, a polenta, as massas, o vinho. Já os alemães, diversos pratos com batata, carnes defumadas e laticínios.

      Outro prato apreciado e originariamente gaúcho é o arroz carreteiro. Ele surgiu entre os tropeiros que cavalgavam pelos pampas de nosso Estado desbravando e protegendo lugarejos e províncias. O arroz carreteiro pode ser preparado das mais diversas formas e com os mais variados ingredientes, principalmente, charque, carne bovina, salgada e seca. Hoje em dia as “troperiadas” já não acontecem mais, mas o hábito de saborear o arroz carreteiro permanece conosco, muitas vezes, aproveitando o churrasco que sobrou do dia anterior.

     Cada prato contribui com propriedades nutricionais particulares para a dieta alimentar de nós gaúchos. Os pratos à base de carne nos fornecem basicamente proteína. Já aqueles onde o ingrediente principal são massas e batatas,  os carboidratos. E em ambos as gorduras estão presentes.  No arroz carreteiro além das proteínas das carnes, se tem os carboidratos presentes no arroz e também as vitaminas e minerais das evas e temperos utilizados para deixá-lo ainda mais saboroso.

      Sim, esses pratos são bastante calóricos! Mas isso não significa que não possamos apreciá-los com equilíbrio e sabedoria. Pois, tão importante quanto cuidar e alimentar nosso corpo, é cultivar e alimentar esse sentimento de respeito que temos pela nossa tradição e que está tão intimamente vinculada à nossa comida tradicional. Mesmo que a gastronomia tenha entrado num ritmo mais globalizado e os hábitos alimentares tenham mudado bastante, nós gaúchos, ainda assim, mantemos nossas raízes e nossa culinária preservadas! E isso é um motivo de orgulho para nós, pois um povo com identidade cultural é um povo com alma.