Ovos e Colesterol

Durante muito tempo ele precisou conviver com sua reputação comprometida. A má fama iniciou-se após alguns estudos o associarem a doenças cardiovasculares. A acusação se deu porque sua gema é rica em colesterol.

Mas o que é o colesterol? É um tipo de gordura encontrada naturalmente em nosso organismo, sendo 70% dele endógeno, ou seja, elaborado internamente pelo fígado, e 30% provindo da dieta alimentar. O colesterol está presente na membrana de cada célula, no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos, coração e colabora de forma efetiva na produção de hormônios esteróides, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. Contudo, quando ingerimos alimentos ricos em colesterol em quantidades elevadas, o fígado começa a produzí-lo em menor escala. Nesse contexto, os níveis de colesterol sanguíneo podem ser alterados e o risco da incidência de doença cardiovascular pode aumentar.

E quanto aos ovos? Eles são mais do que apenas o colesterol. Estão impregnados de nutrientes que têm vários outros benefícios à saúde. Trata-se de uma excelente fonte de vitamina A, do complexo B e carotenóides que colaboram na prevenção de doenças degenerativas. Também é rico em minerais como ferro, fósforo, selênio e zinco. Um ovo grande tem cerca de 70 Kcal, sendo fonte de proteínas de alto valor nutricional que fornecem aminoácidos essenciais ao bom funcionamento celular e estão presentes principalmente na clara do ovo.

Nesse contexto, houve um grande movimento científico para tirar os ovos do banco dos réus. Pesquisadores trouxeram dados bem estabelecidos para absolver o ovo da grave acusação de ser o vilão em aumentar os níveis de colesterol. Embora contenham em sua composição colesterol, a quantidade de gordura saturada ingerida no resto da dieta tem mais implicação nos níveis elevados de colesterol em um indivíduo do que o colesterol proveniente do consumo de ovos. Então, quantos ovos é seguro comer por dia? Não há uma recomendação pontual nesse sentido, pois deve-se levar em consideração a condição orgânica de cada pessoa.

Os ovos estão entre os alimentos mais nutritivos do planeta. Imaginem, um ovo contém todos os nutrientes necessários para transformar uma célula única num pintinho. Então, como já comentamos, o grande segredo da boa nutrição está no consumo equilibrado dos alimentos. É consenso que os ovos devem ser utilizados como parte de uma dieta saudável, pois é um alimento altamente nutritivo, saboroso e de fácil preparo e a melhor forma de consumí-los é cozido, pochê, mexido ou omelete, sem adição de sal e gorduras.