Parecem Saudáveis…

Estamos sempre em busca de uma alimentação mais saudável e com menos calorias, mas alguns alimentos entre os light e diet, nem sempre cumprem o que prometem. Conheça alguns deles, aparentemente inocentes, mas que podem atrapalhar o emagrecimento e prejudicar a saúde.

Barras de Cereais: são utilizadas principalmente por quem tem um dia corrido como uma opção para “enganar” a fome. Embora prometam poucas calorias, as barrinhas industrializadas, não raro, contêm carboidratos refinados (açúcar, sacarose, xarope de glicose) e cereais refinados (flocos de milho e de arroz). Se utilizá-las, observe a tabela nutricional e opte por aquelas que contenham ingredientes mais naturais e saudáveis. Ou melhor ainda, faça sua própria barrinha de cereal! Misture cereais, grãos, sementes, oleaginosas e mel. E se você não dispensa o chocolate, mergulhe metade da barrinha no chocolate 70% cacau.

Chás em Lata: as embalagens são atrativas e as imagens no rótulo remetem a um produto natural. No entanto, possuem grandes quantidades de açúcar ou adoçante, ambos prejudiciais à dieta e à saúde. Alguns ainda possuem  em sua composição cafeína, podendo estimular ansiedade e insônia. Então, se você gosta de chá gelado, melhor prepará-lo em casa, acrescentando nele frutas e especiarias (cravo, canela, hortelã, gengibre, alecrim).

Peito de Peru: entre os embutidos ele é o menos pior, mas ainda assim, é um produto de carne processada e possui uma quantidade grande de sódio. Assim sendo, se faz questão de utilizá-lo, consuma-o com moderação.

Shake Substituindo Refeições: nem todos contêm nutrientes suficientes para substituir uma refeição completa e a redução de peso acaba por vir junto com a carência de vitaminas e minerais. Mas se você precisa ou quer que ele faça parte de seu plano alimentar, lembre que existem “shakes e shakes”, ou seja, derivado das mais variadas fontes (soja, soro do leite) e com uma variedade enorme de substâncias na sua composição que poderão fazer muita diferença no seu conteúdo nutricional. Então, antes de optar por alguma marca, a melhor atitude é consultar um nutricionista para que ele, junto com você, escolha a melhor estratégia para o seu caso.

Com o processo de industrialização, os alimentos ganham doses excessivas de açúcar, sal, gordura e aditivos para aumentar a validade e melhorar cor, sabor e aroma. Então Cuidado! Eles podem não ser tão “inocentes” quanto pretendem ser! Lembre-se, quanto mais natural o alimento, melhor para sua saúde.

E se sua intenção é emagrecer, entenda que o caminho ideal é uma dieta equilibrada, que contenha vegetais, carnes magras, cereais integrais, gorduras boas e assim,  atenderão de forma mais eficiente suas demandas nutricionais.