QUANDO você come é quase tão importante quanto O QUE você come

Embora seu corpo não seja um relógio propriamente dito, ele funciona como um. Tem um mecanismo interno que se repete cada 24 horas aproximadamente, sendo este ritmo que mantém seu funcionamento em uma programação que permite ao seu metabolismo adaptar-se às mudanças ambientais.

Os alimentos que você consome afetam seu corpo, mas o horário que você os come também tem um impacto importante. O momento das suas refeições e lanches podem afetar: regulação metabólica, regulação do peso corporal, ciclo do sono, manejo de doenças relacionadas com a obesidade.comida_relogio

Você pode estar se perguntando: Que horas devo comer então? Organize seu dia de para que as refeições e lanches aconteçam em horários estratégicos e assim você potencializará a queima de gordura e o controle da fome. Algumas sugestões para ajudar você nessa tarefa:

– Rotina: procure comer a cada 3 horas. Isso permite que a leptina trabalhe de forma eficiente no controle de seu apetite e no equilíbrio dos níveis de o cortisol que é o hormônio do estresse.

– Café da manhã nutritivo com proteína de qualidade: é a refeição mais importante do dia e o ideal é que seja realizada até 1 hora após acorda. Pulando esta refeição sua capacidade de queimar gordura diminui e faz com que você fique propenso a comer mais nas outras refeições.

– No almoço: inicie pela salada e depois o restante da refeição. Assim você sinaliza mais rapidamente ao cérebro que já está satisfeito.

– Faça um jantar leve: não coma perto da hora de dormir, pois sua temperatura corporal aumenta, impedindo a liberação de melatonina (hormônio do sono) e a privação dele favorece a probabilidade de excessos alimentares no dia seguinte. Além disso, reduz a liberação do hormônio do crescimento, responsável pela queima eficiente de gordura.

– Comer antes e após a atividade física: comer antes do treino é importante para não haver perda de massa muscular e após ajuda seu corpo a repor o glicogênio e reparar os músculos.

Concentre-se em sua comida: mastigar bem os alimentos e não ter distrações durante a refeição  com TV, Celular, etc, permite que seu cérebro entenda que você está alimentado e saciado.

    E o que dizer do jejum intermitente então? Ando ouvindo muitos questionamentos sobre este novo método de perda de peso, onde são intercalados períodos de jejum e restrição calórica. Como ainda não há comprovações sobre sua eficiência, é importante avaliar seus possíveis riscos. Esse método pode ser válido para algumas pessoas, mas cabe a você reconhecer se tem condições físicas e psicológicas de se adaptar a essa restrição nutricional. Priorize sempre a sua saúde e seu rendimento nas tarefas do dia a dia.
    Cuide bem desse relógio precioso que é seu corpo e o utilize a seu favor. Assim ele irá se manter no ritmo adequado, sem atrasos, nem adiantamentos. Afinal é neste corpo que você vive!