Quanto mais colorida, mais nutritiva

Um prato composto com alimentos bem coloridos nos remete à ideia de alimentação saudável. E uma refeição balanceada e nutritiva tem mesmo estreita relação com as cores.

Os vegetais na sua composição apresentam substâncias chamadas pigmentos que, além de atribuir-lhes cor, atuam na proteção e auto-preservação deles na natureza. Cada cor tem uma finalidade específica para a planta e quando utilizadas na nossa alimentação o organismo absorve essas propriedades aproveitando-as largamente na renovação e manutenção de células e tecidos. Veja algumas das propriedades relacionadas à cor dos alimentos:

– Verdes (vegetais folhosos, brócolis, pimentão, temperos): ricos em clorofila, fibras e vitamina A. São excelentes desintoxicantes e antioxidantes e colaboram, principalmente, para a melhora do sistema imunológico e o bom funcionamento intestinal.

– Amarelos e Alaranjados (cenoura, mamão, manga, laranja, abóbora): possuem beta-caroteno, vitaminas A e B3. Beneficiam a visão e a produção de melanina que é o pigmento responsável pela cor da nossa pele.

– Vermelhos (tomate, melancia, cereja, morango, maçã, pitanga): detém um carotenóide chamado licopeno, um eficiente cardioprotetor e poderoso antioxidante. Importantes no combate aos radicais livres, na melhora do sistema imunológico, estresse físico e mental.

– Roxos (uva, ameixa, figo, beterraba, amora, jabuticaba, açaí, berinjela, repolho roxo): o ácido elágico contido nesses alimentos é uma substância que neutraliza componentes cancerígenos antes destes interferirem na estrutura do DNA das células e retarda o processo de envelhecimento.

– Marrons (cereais integrais, nozes, aveia, castanha): possuem fibras, selênio, vitaminas do complexo B e E. Ajudam no bom funcionamento intestinal, no fortalecimento do sistema imunológico e na melhora dos estados de ansiedade e depressão.

– Brancos (leite, arroz, couve-flor, banana): são ricos especialmente em cálcio e potássio. Contribuem significativamente para a boa formação e manutenção dos ossos, bem como na regulação do sistema nervoso e muscular.

Como se pode perceber um cardápio diversificado e colorido tem íntima relação com a alimentação saudável. Além disso, sua refeição fica mais atrativa pelo visual alegre e colorido dos vegetais e gostosa por harmonizarem o sabor de pratos mais temperados ou picantes. A alimentação de qualidade é assunto sério, mas ao colocar cor na composição seu prato, além do equilíbrio nutricional que ela agrega, também tornará esse momento leve e descontraído. E lembre-se… quanto mais colorida, mais nutritiva…e divertida!

Texto publicado no caderno Viver com Saúde (Jornal NH) no dia 20-03-2017.