Refrigerantes – Jornal NH

Quais são os principais males que os refrigerantes causam em nossos corpos, inclusive quando estão em construção como é o caso das crianças e adolescentes?

O refrigerante possui uma grande quantidade de açúcar, podendo gerar o desenvolvimento de obesidade e diabetes. Não serve como fonte de hidratação e é considerado um alimento sem valor nutricional, já que não fornece nutrientes essenciais para o crescimento das crianças. O refrigerante ao ser ingerido substitui alimentos mais nutritivos e que realmente contribuiriam para o desenvolvimento do organismo como o leite que é fundamental nessa fase do crescimento e suco natural de frutas, que é rico em vitaminas, minerais e fibras. O meio ácido dos refrigerantes dificulta a absorção de magnésio, que é um mineral importante para a fixação do cálcio nos ossos. Outro fator relevante, é o fato de apresentarem grande quantidade de fósforo em sua composição, também prejudicando a absorção de cálcio no organismo. Outro fato é a cafeína presente na bebida que é utilizada para alterar o sabor ou como “fator viciante” e quando consumida em excesso pode prejudicar a absorção de algumas vitaminas e minerais, além de interferir na qualidade do sono.

Quais os cuidados que os pais precisam ter em casa com os filhos?

O ideal é não apresentar o refrigerante ao seu filho. Os bons hábitos vem de casa, os pais são exemplos para seus filhos, então não adianta proibir a criança ou o adolescente de comer ou beber algo, se os pais o fazem. E quem compra ou fornece dinheiro para os filhos comprarem? São os próprios pais. O mais adequado é não ter o refrigerante em casa e quanto for comer fora de casa, optar por outro tipo de bebida, como água, água de coco, suco natural de frutas. Claro, nem sempre isto é possível, eles acabam experimentando em festinhas ou na casa dos amigos. O ideal é evitar o consumo de alimentos não saudáveis, como os refrigerantes. Mas sei que é difícil, então, se for o caso, o consumo deve ser muito eventual, em quantidades mínimas (fundinho do copo, por exemplo), e nunca para crianças com menos de 3 anos, pois nessa fase a introdução alimentar deve acontecer de maneira gradual e de qualidade para que a criança descubra os sabores dos alimentos. Então, se for inevitável o consumo de refrigerante, que seja em ocasiões especiais ou sociais e com quantidades controladas.

Quantas vezes por semana é permitido tomar refrigerante?

Como falei anteriormente, o ideal é não consumir, pelo fato de apenas acrescentar calorias vazias e não trazer benefícios ao desenvolvimento e manutenção do organismo. Uma latinha de refri tem 2 colheres de sopa cheias de açúcar. Você pode me dizer que vai comprar o diet/zero que tem adoçante. Ok, mas ainda assim, continuam apresentando na sua composição os demais ingredientes que prejudicam o organismo. Além disso, o adoçante artificial também é outro fator de risco, já que não se sabe os efeitos do uso deste produto ao longo dos anos. Diante de tudo isto, vale a pena arriscar a saúde do seu filho? Melhor evitar e não ter na geladeira.

Se consumido em excesso (todos os dias e em 2 ou 3 refeições), quais os danos podem ocorrer no corpo ao longo do tempo?

Com o uso contínuo há um risco de cáries nos dentes, aumento de peso, flatulência, gastrite, diabetes, aumento dos níveis de triglicerídeos sanguíneos e osteoporose.

O refrigerante é algo que pode ser considerado ruim para o nosso organismo? Se sim, por quê?

Já foi respondida nas outras questões.

Quais os principais ingredientes do refrigerante que fazem mal à saúde?

Refrigerantes são ricos em açúcar, que contribuem para o desenvolvimento da obesidade e diabetes, além de corantes, conservantes, acidulante (ácido fosfórico), aromatizantes, ou seja, uma série de aditivos químicos que podem sobrecarregar o organismo de toxinas prejudicando seu bom funcionamento. Também apresenta cafeína e sódio, substâncias que aumentam a pressão sanguínea e causam problemas de irritação e falta de sono. Nas versões light/diet e zero apresentam adoçantes artificiais.

Como saber se a pessoa está exagerando no consumo?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a recomendação de consumo de açúcar para adultos saudáveis é de 62,5 gramas por dia. Essa recomendação está condicionada ao gasto energético do indivíduo, idade ou alguma patologia. Um copo de refrigerante contém em média 3 colheres de sopa de açúcar, isso representa cerca de 36 gramas de açúcar, ou seja, mais da metade da quantidade de açúcar recomendada para um dia. E não falamos somente do açúcar, mas de todos os outros componentes presentes nesse copo de refrigerante que comprometem o desenvolvimento e manutenção orgânica.

A pesquisa ainda aponta que o índice de 8,4% de obesidade é entre meninos e meninas de 12 a 17 anos. O refrigerante pode estar contribuindo para isso, aliado a uma péssima alimentação?

São vários os fatores que contribuem para esse índice, inclusive, o consumo excessivo de refrigerante. Quando a criança chega na pré-adolescência e adolescência já tem seus hábitos alimentares relativamente construídos e o uso contínuo de bebidas com adição de açúcar pode ser um deles. É importante salientar que alimentos com alto teor de açúcar, como os refrigerantes, elevam muito rapidamente os níveis de açúcar na correste sanguínea ocasionando “picos de insulina” o que levará o organismo a rapidamente absorver esse açúcar e armazenar precocemente o que não consumir em forma de gordura. Ainda, à médio ou longo prazo desenvolver resistência à insulina ou diabetes.

O que é adequado beber ao longo do crescimento da criança ou adolescente?

O ideal é que seja oferecido desde cedo à criança água pura e bebidas sem adição de açúcar para que seu paladar acostume-se nesse ritmo e adquira hábitos saudáveis de alimentação.