Saudável e Moderado Consumo de Café

O café é tão popular entre nós brasileiros que nomeamos a primeira refeição do dia, o desjejum, de “café da manhã”. E vamos combinar, apreciar uma boa xícara de café exalando aquele seu cheirinho tão singular, é uma ótima maneira de começar o dia, não é mesmo?

Além de impressionar nossos sentidos com seu aroma e sabor tão peculiares, o café possui excelente valor nutricional. Ele contém antioxidantes, vitaminas, minerais e seu principal componente, a cafeína. Ela é uma substância estimulante que atua especialmente no sistema nervoso central, modulando  estados de humor e colaborando na melhora de desempenho físico e mental. A cafeína é também um componente termogênico, ou seja, aumenta a temperatura corporal em consequência da aceleração que impõe ao processo metabólico dos alimentos, contribuindo nos processos de emagrecimento, já que estimula uma maior queima de calorias.

A ingestão moderada de cafeína tem um impacto benéfico em nosso organismo, mas o uso abusivo pode produzir efeitos que interferem negativamente nas tarefas do dia a dia. O limite de tolerância para seu uso, entretanto, somente é possível de ser verificado de modo individual, pois, enquanto algumas pessoas podem consumir maiores quantidades de cafeína sem experimentarem seus efeitos adversos, outras, mesmo ingerindo pequenas quantidades, experimentam efeitos desagradáveis. Vale lembrar que a cafeína está presente também nos chás e algumas ervas medicinais.

Algumas das repercussões orgânicas que seu uso indiscriminado é capaz de provocar são: ansiedade, insônia, uso compulsivo, aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, fadiga, desordens gastrointestinais. Elas podem permanecer ativas por 5 horas em média, podendo variar de 1 hora e meia a 9 horas, dependendo do indivíduo. Além disso, a forma como o café é preparado e os ingredientes acrescentados a ele impactam significativamente em seu valor nutricional, calorias e sabor. Por isso, o ideal é consumi-lo sem açúcar ou adoçantes artificiais e, assim, aproveitar melhor seu potencial nutricional e sabor natural.

O equilíbrio e o bom senso ao consumi-lo é a melhor estratégia para evitar consequências indesejáveis e obter do café todos os benefícios que ele pode oferecer. Dessa forma, você não precisará abandonar esse hábito tão caro a nós brasileiros e que nos remete a tantas memórias afetivas associadas a ele.