Semana Farroupilha Diferente

Nessa época do ano as tradições gaúchas pulsam em nós de forma mais latente, mas elas também estão espontaneamente incorporadas ao nosso dia a dia.

Somos bairristas por tradição e nossa culinária nos representa de um jeito muito verdadeiro. Apesar da globalização e mudanças dos hábitos alimentares no mundo, seguimos fiéis aos nossos costumes e, o churrasco e o chimarrão, são o melhor exemplo disso.

O churrasco, por todo o ritual que o envolve, por si só promove encontros em volta do fogo. Mas, como estamos vivendo um momento diferente e confraternizações estão em modo de espera, melhor que sigamos esse ritual em nossos lares.

Além de falar de nosso jeito gaúcho de ser, ele e seus acompanhamentos, muito nos oferecem em termos nutricionais. As carnes contêm ferro, vitaminas do complexo B e proteína, um nutriente essencial à renovação de nossas células. O arroz, a batata, o aipim e a farofa fornecem, principalmente, os carboidratos, essenciais à produção da energia que sustenta nossas atividades cotidianas. Já os vegetais são ricos em vitaminas, minerais e fibras.

Por outro lado, carnes em excesso atrapalham o sistema gastrointestinal e os carboidratos em quantidades superiores às nossas demandas, são guardados em forma de gordura para utilização futura. Entretanto, acabamos não recorrendo a essa reserva, pelo contrário, a aumentamos.

Quanto as bebidas alcoólicas, gaseificadas e açucaradas, elas somam calorias extras à refeição e dificultam a digestão. Além disso, os cremes e os molhos à base de maionese e leite, aumentam a quantidade de gordura, consequentemente, também acrescentam calorias à ela. Os embutidos (salsichões, linguiças), por sua vez, contêm gordura e sódio em excesso, além de temperos artificiais e aditivos que aumentam a retenção de líquidos.

Para o bem de sua saúde, seja na Semana Farroupilha, no churrasco de domingo ou em outros momentos, modere nas quantidades, prefira às carnes mais magras, cereais integrais que são ricos em fibras e acompanhamentos à base de vegetais assados ou grelhados. Beba água e sucos naturais (mamão, abacaxi, limão) na quantidade adequada (1 copo pequeno por refeição) e na sobremesa aposte nas frutas, pois auxiliam na hidratação e digestão das carnes.

Utilizar o bom sendo compondo refeições mais equilibradas, além de ser uma ótima medida para seu dia a dia, permite que você celebre de forma saudável essa data que tão sensivelmente toca nossa alma gaúcha.