Sentindo-se Inchado?

Sentindo-se Inchado?
Muitas pessoas nessa época relatam maior sensação de inchaço. Se a origem dele não for em decorrência de uma alteração orgânica mais grave ou uso de medicamentos, pode ser pela retenção hídrica ou associado à distúrbios alimentares eventuais ou crônicos.
A retenção hídrica ocorre quando o corpo armazena mais água do que elimina, se concentrando no corpo todo ou em parte dele (pernas, pés, mãos, abdômen). Ela é mais frequente nos dias quentes, viagens, ingestão de alguns alimentos ou bebidas, flutuação hormonal ou ingestão reduzida de água. Já a sensação de inchaço relacionada à distúrbios alimentares é percebida mais pontualmente na região abdominal. Pode acontecer após excessos ou intolerâncias alimentares leves, já que muitos não tendo um diagnóstico, continuam ingerindo alimentos que causam desconfortos digestivos. O inchaço pode também estar associado aos dois fatores de forma simultânea. Para aliviá-lo, veja algumas estratégias nutricionais simples:

Evite:
Alimentos Processados: ricos em gordura, carboidratos refinados, aditivos químicos e sódio (atrai moléculas de água). Exemplos: salgadinhos, biscoitos, enlatados e embutidos.

Alguns Vegetais: podem causar gases por conterem FODMAPS’s (carboidratos de difícil digestão). Alguns são: brócolis, repolho, feijão, cebola.

Bebidas Gaseificadas/Alcoólicas/Açucaradas: refrigerantes contém sódio e bolhas com dióxido de carbono que no estômago produzem ar. Bebidas alcoólicas alteram a absorção de água pelos rins e sucos de caixinha, por exemplo, podem causar inchaço e/ou irritação intestinal por conterem muito açúcar, sódio e outras substâncias químicas.

Consuma:
Temperos Naturais: para limitar a ingestão diária de sal prefira temperos: alho, gengibre, orégano, sálvia.

Alimentos Ricos em Magnésio: mineral envolvido na regulação do equilíbrio hídrico corporal. Algumas fontes: grãos integrais, chocolate amargo, verduras folhosas verdes.

Alimentos Ricos em Potássio: promove menor retenção de água equilibrando os níveis de sódio e aumentando a produção de urina. Presente em bananas, abacates, tomates.

Vegetais e Frutas: contêm fibras que melhoram o fluxo gastrointestinal.

Água: essencial para regular as funções orgânicas. Beba em torno 2 Litros de água/dia.

Chás: alguns têm propriedades diuréticas. Exemplos: cavalinha, hibisco, dente de leão.

O inchaço pode ser temporário e contornável. Mas se mesmo com cuidados ele continuar por mais de uma semana, seu corpo pode estar sinalizando uma condição médica que precisa ser diagnosticada e tratada. E, talvez, a sensação de inchaço que você sente pode não ser devido à retenção hídrica ou distúrbios alimentares, mas sim ao acúmulo de gordura. Então reveja sua rotina alimentar e seu estilo de vida para que seu corpo funcione de forma mais harmônica e equilibrada.