Seu Dia um Pouco mais Saudável

prato saudável Na minha opinião, ser saudável é um estilo de vida e envolve vários fatores. Não é sobre ser perfeito o tempo todo, mas incorporar alguns hábitos inteligentes em seus dias … semanas … anos! Essas pequenas mudanças se somam, e o melhor de tudo, são factíveis! Não é necessário radicalismos, nem loucuras para colocá-las em ação. Alguns ajustes na sua rotina, como os abaixo, proporcionarão à você um estilo de vida mais saudável:

– Cozinhar em casa: é ótimo almoçar ou jantar fora eventualmente, mas o ideal é que a maioria das refeições sejam preparadas em casa. Sei que pela rotina e correria, muitas vezes, isto é difícil. Mas com um pouco de organização e planejamento é possível. Uma sugestão é utilizar menos produtos processados, menos gordura, açúcar e sal nos pratos preparados em casa e também quando eventualmente comer fora de casa.

– Coma legumes e verduras em cada refeição: torne um hábito utilizar verduras e legumes no almoço e jantar, até mesmo no café da manhã se possível, utilizando, por exemplo, a couve ou o espinafre num suco verde ou smoothie. Se almoça na empresa ou leva sua marmita, leve junto um potinho com salada.

– Adicione mais grãos integrais: pode ser difícil no começo optar por alimentos integrais, até mesmo pelos hábitos que desenvolvemos ao longo da vida. Mas vá aos poucos intercalando o pão branco e o integral, o mesmo pode ser feito com biscoitos, arroz e macarrão. Além de mais aporte de fibras, lhe darão saciedade por mais tempo, visto que mantém a glicemia equilibrada. Você também pode acrescentar e experimentar novos grãos como quinoa, chia, linhaça, aveia, etc.

– Importância das proteínas: temos diferentes necessidades de proteína conforme a idade,  composição corporal, nível de atividade, entre outros fatores. Elas ajudam na saciedade e desempenham funções essenciais em nosso metabolismo. Precisamos ingeri-las todos os dias, já que os aminoácidos que compõem sua molécula não podem ser armazenados para uso posterior, como acontece com a glicose. Tente incluir em suas refeições uma proteína de boa qualidade nutricional, como as de origem animal, por exemplo. Mas, você também poderá atingir a quantidade diária recomendada com alimentos de origem vegetal, se assim preferir. Eles contém aminoácidos em menor número, mas quando combinados entre si ou com alimentos de grupos diferentes, também fornecerão todos os aminoácidos necessários. Alguns exemplos  são: feijão + arroz, lentilha, espinafre, ervilha, quinoa, aveia, couve, etc.

– Saia para caminhar: se você é sedentário e ainda não se sente motivado para ir à academia, pode começar pelas caminhadas. Boas razões para sair e caminhar não faltam, veja:  movimentar o corpo, um pouco de ar fresco, uma dose de vitamina D, já que adquirimos ela essencialmente através dos raios solares, um tempo só seu para organizar sua mente, planejar metas que quer alcançar e tantos outros… Tente fazer dela um hábito, aumentando gradativamente a duração e a intensidade.

Então… dê o primeiro passo! Movimente-se na direção do estilo de vida que você quer ter. Lembre-se que pequenas resoluções e atitudes vão levar você à grandes resultados!