Sol e Vitamina D…Existe uma Relação entre Eles?

    o-banho-de-solMuito se tem falado sobre deficiência de Vitamina D. Mas porque isso acontece na população de um país onde o Sol está presente em todas as estações do ano? E que relação tem o Sol com Vitamina D?

    A Vitamina D é um hormônio cuja produção é estimulada principalmente à partir dos raios Ultravioleta B (UVB) absorvidos com o Sol. Outra forma de obtê-la é através da alimentação (ovos, peixes, leite, alimentos enriquecidos com Vitamina D). Contudo, os raios solares são mais eficientes no estímulo à sua produção, já que a quantidade de Vitamina D presente nas fontes alimentares é muito pequena.

     O Sol por algum tempo foi apontado como maior responsável pelos mais variados tipos de câncer de pele e o uso de protetores e bloqueadores solares passou a ser enfaticamente recomendado. Eles protegem a pele dos raios solares nocivos mas, em contrapartida, atrapalham a absorção dos raios UVB. Embora não se possa afirmar, uma vez que não se tem parâmetros concretos de comparação quanto aos níveis de Vitamina D na população antes e depois desse evento, esse comportamento pode ter promovido a carência quase unânime dessa vitamina tão essencial.

Veja alguns dos benefícios da Vitamina D:

-Manutenção do Tecido Ósseo: incentiva a produção de cálcio, mineral essencial à saúde óssea.

-Controle Genético: está envolvida na ativação e manutenção de mais de 270 genes.

-Equilíbrio Hormonal: estimula a produção de hormônios como testosterona e estrogênio, por exemplo.

-Fortalecimento do Sistema Imunológico: fundamental à renovação celular.

-Prevenção à Doenças Cardiovasculares: contribui para a melhor distribuição do fluxo sanguíneo.

-Prevenção à Doenças Metabólicas: colabora na regulação dos níveis de glicose.

-Previne a Progressão de Células Tumorais: atua no processo de diferenciação celular (DNA).

     Para produzir vitamina D de forma segura, o banho de sol deve ser de 15 à 30 min/dia sem uso de protetor solar. Esse tempo aumenta um pouco para pessoas de pele morena ou negra, pois precisam cerca de 45 min/dia já que, quanto mais escura a pele, menor a absorção dos raios UVB.

   Embora a importância do sol para a síntese de Vitamina D esteja bem consolidada, sua quantidade diária ideal ainda não está bem estabelecida. Assim sendo, quando houver carência comprovada dela através de exames, a forma como será feita sua reposição (exposição ao sol, alimentação, suplementação) deve ser orientada por um médico.

   Num país tropical como o nosso, onde o Sol brilha na maior parte dos dias, não usufruir dos benefícios que ele proporciona, não parece uma atitude razoável. Então aproveite-o como achar mais prazeroso, pois tudo está à nossa disposição para ser desfrutado com sabedoria. No entanto, lembre-se: “O tamanho da dose é que faz o remédio ou o veneno!”. E com o Sol não é diferente!