Sono, Alimentação e Imunidade

A ciência obstinadamente vem estudando o modo de ação de nosso sistema imunológico. Embora esse conhecimento esteja em constante construção, com boa margem de segurança, pode-se dizer que o sono e a alimentação impactam sua efetividade.

Nossas células de defesa estão permanentemente em estado de alerta, então, a ocasião ideal para que se recuperem e se renovem é o período do sono. Mas, quando ele é insuficiente (menos que 7 à 8 horas/dia) ou de pouca qualidade, a produção de cortisol é maior, diminuindo a eficácia do sistema de defesa.

O contexto atual e tudo que ele tem demandado de nós, não tem sido muito favorável à qualidade de nosso sono,  pois ele é sensível a ansiedade, ao estresse, a depressão e preocupações. Entretanto, a alimentação pode melhorar o equilíbrio dessa balança, uma vez que, alguns alimentos possuem componentes capazes de interferir positivamente na qualidade do sono, dentre eles o triptofano. Trata-se de um aminoácido envolvido na produção da serotonina,  neurotransmissor que estimula a produção de melatonina, hormônio regulador do sono.  Para um sono mais reparador, você pode incluir nas suas refeições e lanches os seguintes alimentos:

Leite: contém triptofano que aumenta os níveis de melatonina.

Aveia: rica em triptofano, contribui para o equilíbrio do sistema nervoso central.

Mel: possui triptofano que estimula a produção de serotonina.

Linhaça: contém ômega 3 que contribui para o equilíbrio químico dos neurotransmissores.

Banana: o potássio contido nela melhora o relaxamento muscular.

Vegetais Folhosos: o magnésio, o cálcio e a vitamina B presentes neles favorecem o relaxamento.

Maracujá: possui flavonoides e alcaloides, substâncias que atuam como calmantes naturais.

O modo de ação do sistema imunológico assemelha-se à meteorologia, ela diz se vai chover ou fazer sol, mas algumas situações impossibilitam que seja assertiva o tempo todo. Assim sendo, se por um lado, não é possível manter seu sistema imunológico funcionando sempre com 100% de eficiência, por outro, ao cuidar melhor da qualidade de seu sono e sua alimentação, você terá mais energia e disposição para assimilar as mudanças que o momento impõe.