TOP 10 Alimentos de verão

Há uma abundância de frutas frescas, verduras e legumes da época que você pode consumir nesta estação. Confira minha lista de favoritos, incluindo alguns alimentos fontes de proteína para mantê-lo saudável para todas as suas atividades favoritas de verão.

# 1: Espinafre: alimento rico em antioxidantes e vitaminas A, C e E. Também contém vitamina K, ácido fólico e cálcio. Use-o em saladas verdes ou em sanduíches em vez de alface. Adicione ao molho do macarrão ou prepare um refogado. Um prato rápido, saudável e de fácil preparo.

# 2: Tomates: fonte de vitamina C, folato e potássio. Eles também contém licopeno, que é um antioxidante que pode ajudar a reduzir o risco de câncer. Adicione os tomates frescos em saladas, sanduíches, sopas ou recheados no forno. Você pode também fazer seu próprio molho de tomate.

# 3: Abobrinha: fornece uma variedade de antioxidantes, vitaminas A, B e C. Pode ser utilizada fresca para saladas e wraps, assadas com um fio de azeite para um acompanhamento, em guisados e podem ser até mesmo assadas no espeto.

# 4: Melancia: fonte de antioxidantes, incluindo a vitamina C, vitamina A e licopeno. A melancia fresca em um dia quente ajuda a mantê-lo hidratado, pela grande quantidade de água presente em sua composição.

# 5: Iogurte: ótima fonte de proteína de origem animal. A fermentação do leite origina milhões de probióticos – bactérias benéficas que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e protegem do câncer de cólon. Ótima opção para os lanches intervalares. Pode ser batido com frutas,  acrescido de cereais ou granola. Se possível, escolha as versões desnatadas e sem sabor, ficando assim livre da gordura e corantes artificiais.

# 6: Pêssegos: fornecem uma boa quantidade de vitaminas C e A, potássio e fibras. Pode ser consumido ao natural, picado e misturado com cereais ou iogurte. Você pode optar por outras frutas da estação, como uva, maçã, melão, pêra, figo, etc.

# 7: Milho: quem não gosta de comer um milho cozido no verão? Além de delicioso é muito benéfico por conter tiamina e ácido fólico (vitaminas do complexo B, que ajudam dar-lhe energia).

# 8: Frango ou Peixe: a estação pede alimentos mais leves, por isso o frango e o peixe são excelentes escolhas de proteínas magras. Apenas cuide com o preparo: sempre dê preferência aos grelhados, assados ou cozidos. Você também pode utilize-los para compôr uma salada especial e saborosa.

# 9: Abacate: apesar de ser uma fruta altamente calórica, contém 160 calorias em 100g e 15 gramas de gordura, a boa notícia é que essa gordura é insaturada e considerada altamente benéfica ao nosso organismo. Para manter calorias sob controle, é importante comer abacate com moderação. Mantenha porções de  ⅛ a ¼ de um abacate.

# 10: Mirtilos (Blueberry): estes alimentos estão se tornando mais populares e fáceis de encontrar. Apesar de não serem tão baratos, são ricos em fibras, vitamina C, vitamina K, e manganês. Eles também contém antocianinas, antioxidantes que ajudam a proteger contra o glaucoma e câncer de próstata. Acrescente um punhado de seu cereal matinal, iogurte, ou uma salada de frutas.

Ah e não podemos esquecer da hidratação: muita água pra aguentar os dias de calor!

E então… Quais os alimentos que você vai adicionar ao seu menu de verão?