Traga as Flores para sua Mesa

As baixas temperaturas estão com seus dias contados pois vem chegando o “primo vere”, termo que em latim quer dizer primeiro verão e deu origem ao nome da estação que está iniciando, a primavera.

Suas temperaturas mais amenas podem ajudar você a estabelecer um estilo de vida mais saudável. Frutas e vegetais típicos da primavera como a abóbora, berinjela, brócolis, espinafre, rúcula, abacaxi, banana, maçã, mamão, manga, maracujá, tomate, pimentão amarelo, melancia, kiwi deixam sua alimentação mais colorida, leve e nutritiva. E já que as grandes protagonistas dessa estação são as flores, por que não incluir as que são comestíveis no seu cardápio?

Talvez você não tenha se dado conta, mas em algum momento já comeu flores (alcachofra, couve-flor, brócolis) e pode comer ainda outras. As flores comestíveis valorizam desde os pratos mais delicados até os mais sofisticados. Elas oferecem uma explosão de sabor e cores às saladas, bebidas, entradas, sobremesas, podem aromatizar vinagres e azeites e, ainda, oferecer benefícios à saúde.

Seus valores nutricionais são pouco conhecidos, mas o que se sabe sobre as flores comestíveis é que são ricas em néctar e pólen, portanto, cheias de minerais, vitaminas, especialmente a C, antioxidantes, compostos anti-inflamatórios, além de serem pouco calóricas. Você pode utilizá-las cruas em saladas, bebidas e sobremesas ou cozidas com vegetais. Veja algumas das flores comestíveis e qual a melhor maneira de servi-las:

Hibisco: em bebidas e saladas.

Calêndula: aromatiza saladas e bebidas.

Ora-Pro-Nóbis: crua em saladas e sobremesas ou cozidas em omeletes e refogados.

Dente de Leão: cru em saladas ou cozido em refogados.

Capuchinha: concede sabor levemente apimentado e salgado às saladas e pratos salgados frios.

Rosas: infundem sabor adocicado às bebidas e sobremesas.

Amor Perfeito: colorido e nutritivo, valoriza sobremesas e saladas.

Camomila: confere sabor suavemente adocicado às bebidas e sobremesas.

Mas, para utilizá-las com segurança é importante conhecer sua procedência pois flores disponíveis em floriculturas não são exatamente as mesmas cultivadas para consumo alimentar. Busque por produtores que não utilizam qualquer tipo de agrotóxico ou similares em sua plantação.

Então, o que você acha de permitir que as flores, além de trazerem elegância à sua mesa, enriqueçam seu prato?