Um bom churrasco

Na semana farroupilha sentimentos tradicionalistas afloram com mais intensidade na alma gaúcha. Nossa cultura é muito rica de simbolismos e um dos que mais se destacam é o nosso querido churrasco. E uma questão vem à mente: O churrasco é uma refeição saudável? Ao contrário do que muitos pensam, o churrasco pode sim ser uma refeição saudável, se levarmos em conta a escolha das carnes, já que ela é a grande estrela. Tem valores nutritivos importantes, sendo excelente fonte de proteínas, fósforo, ferro e fonte primordial de vitaminas do complexo B. O que vai definir o quão saudável é o seu churrasco é a tipo de carne escolhida, bem como o tempero, modo de preparo e acompanhamentos.

A forma de preparo do churrasco, onde ele vai aos poucos sendo envolvido pelo calor desprendido das brasas favorece o cozimento gradual da carne, preservando seu sabor e maciez. Um recurso interessante para deixar seu churrasco mais light é priorizar o tempero com ervas como: alecrim, salsa, orégano, pimenta-do-reino e alho. Salpicar folhinhas de alecrim sobre o carvão em brasas destaca o sabor da carne reduzindo a necessidade do sal. Quanto aos cortes de carne: as mais magras são: alcatra, filé mignon, maminha, vazio, coxão mole, coxão duro e baby beef. Já entre as carnes mais gordas estão: costela, picanha, cupim, acém, ovelha, salsichão e coração de galinha. Retire sempre a gordura aparente, já que esta gordura animal é saturada e contribui para o aumento do colesterol. A porção ideal de carne vai depender de cada pessoa e seus objetivos, mas em média a necessidade é de uma porção de 150g de carne, equivalente mais ou menos do tamanho da palma da mão.

Como substitutos dos acompanhamentos tradicionais e altamente calóricos, ricos em gorduras, carboidratos e sal (farofa, pão com alho, “salada” de maionese e queijo assado), você pode optar por legumes assados no espeto: cebola, pimentão, cenoura, berinjela, tomate, abobrinha, etc. Assim você terá um churrasco nutricionalmente adequado, além de realçar o sabor das carnes e facilitar sua digestão. Saladas de verduras como brócolis, couve-flor e hortaliças como alface, rúcula, radite, agrião deixam o churrasco mais equilibrado do ponto de vista nutricional.

Quanto às bebidas procure alternar o consumo de refrigerantes, cerveja ou caipirinha com sucos de frutas cítricas que são ricas fontes em fibras solúveis e formam uma espécie de gel no estômago que absorve a gordura. A pectina, uma dessas fibras faz com que parte dos lipídeos sejam excretados pelo organismo, em vez de serem absorvidos, colaborando na redução dos níveis do colesterol ruim. Outra vantagem das frutas cítricas é sua capacidade de auxiliarem na absorção do ferro presente nas carnes.

Para a sobremesa a dica é o abacaxi no espeto, bem como outras frutas que podem ser assadas com casca ou consumidas “in natura” como maçã, banana, pera ou manga. A ingestão de frutas ricas em enzimas digestivas após o churrasco, como o abacaxi e o mamão ajudam na digestão das proteínas, caso você tenha exagerado um pouco na quantidade.

O churrasco é mais do que simplesmente assar um pedaço de carne assada na brasa, visto que para o gaúcho simboliza algo de muito valor que é compartilhar tradições e estreitar laços familiares e de amizade. Quem não tem na memória boas recordações envolvidas por estes momentos? Então não precisa deixar de saborear um cheiroso e gostoso churrasco. A sugestão é evitar os excessos, regra universal em prol da boa saúde.