Vamos apimentar mais as coisas?

Você já se perguntou porque as pimentas provocam aquele ardidinho na boca? Embora sejam da mesma família dos tomates e pimentões, elas se diferenciam deles com seu peculiar sabor picante, devido a presença da capsaicina.

Ela é uma substância bioativa que possui propriedades termogênicas já que, sua digestão sendo mais complexa, produz uma aceleração no sistema metabólico que eleva a temperatura corporal durante esse processo. Essa demanda aumenta o gasto energético pois as células envolvidas precisam recorrer aos estoques de gordura para garantirem a energia que precisam. Portanto, as pimentas podem ser ótimas aliadas nos processos de emagrecimento, especialmente, quando combinadas com um planejamento alimentar equilibrado.

Quanto mais capsaicina, mais “quente” é a pimenta! E esse grau de calor é medido pela Escala Scoville e expressado em Unidades de Calor Scoville (SHU = Scoville Heat Units). Por exemplo, enquanto a pimenta dedo de moça possui 1.500 SHU, a pimenta carolina reaper possui em torno de 1.650.000 SHU. Já a substância capsaicina pura possui uma concentração de 15.000.000 SHU. Mas, além da capsaicina, as pimentas oferecem:

Vitamina C: poderoso antioxidante que melhora a função imunológica.

Vitamina B6: atua no metabolismo energético e participa da produção de serotonina.

Vitamina K1: essencial à coagulação do sangue.

Vitamina A: a vermelha possui betacaroteno que é convertido em vitamina A, colaborando para saúde da pele.

Potássio: importante ao equilíbrio eletrolítico das células.

Cobre: contribui para a renovação e manutenção das células de defesa e do sistema nervoso.

Embora muito saudáveis, elas podem causar sensação de queimação, dor, inflamação, inchaço e vermelhidão. Esses efeitos adversos variam significativamente de pessoa para pessoa, sendo importante observar os próprios níveis de tolerância para delimitá-los.

As pimentas, além de deixarem suas receitas mais saborosas e serem excelentes aliadas nos processos de emagrecimento, seu principal componente, a capsaicina, entre outros benefícios, estimula os hormônios dilatadores dos vasos sanguíneos, incluindo as áreas erógenas, por isso, também são consideradas um alimento afrodisíaco. Então, já que as pimentas podem temperar sua vida de várias formas… vai uma pimentinha aí?