Frutas e Vegetais: Consumo sem desperdício

Ricos em nutrientes, vegetais e frutas são essenciais à alimentação saudável. Tê-los à disposição no quintal de casa é a circusntância ideal, mas a realidade é que percorrem distâncias até chegarem à mesa da maioria das pessoas e, nesse percurso, perdem nutrientes.

Alguns cuidados na aquisição, preparação e armazenamento evitam perdas ainda maiores. No local onde for comprá-los observe a higiene, se estão protegidas da luz do sol e se a umidade e a temperatura ambiente estão controladas. Chegando em casa, lave-os em água corrente e refrigere-os em seguida. As hortaliças, após secagem das folhas, refrigere a 5°C, no máximo por 3 dias, já frutas e verduras, se estiverem íntegros, por até 7 dias.

Se não for consumi-los dentro desses prazos, congele para preservar o conteúdo nutricional deles por mais tempo. A qualidade no processo de congelamento, no entanto, está condicionada à alguns cuidados no manejo, veja:

-Seleção: os mais intactos.

-Higienização: lave-os em água corrente e deixe escorrer bem.

-Porções: para 1 refeição.

-Temperatura: não coloque alimentos quentes no freezer.

-Embalagem: saquinhos, retirando o ar de dentro ou potes bem fechados.

-Identificação: etiquete com o nome do produto, quantidade e data de congelamento.

-Hortaliças: utilize o branqueamento* e congele em saquinhos.

*Escalde-as por 3 minutos em média com água fervente para inativar enzimas e eliminar bactérias. Após, coloque-as em água e gelo para interromper o cozimento.

-Frutas: na forma de polpa ou purê porcionadas em saquinhos ou potes para utilização em sucos ou preparações.

-Legumes: feijão, lentilha, cozidos sem temperos e porcionados em potes.

-Verduras: descascados, sem sementes, em cubos, porcionados em saquinhos.

-Temperos: salsinha, manjericão, cebola, alho picadinhos e porcionados em potes.

-Tempo de Congelamento em Meses: hortaliças, frutas, verduras (6), temperos (3).

-Descongelamento: lento e sob refrigeração para evitar a contaminação. Retire apenas no dia do uso.

Para aproveitar ainda mais os nutrientes dos vegetais e frutas organize sua semana iniciando pelo consumo dos frescos e terminndo com os congelados. O congelamento adequado dos alimentos pode oferecer no seu dia a dia mais praticidade, versatilidade, variabilidade e maior valor nutricional às suas refeições. Além dos benefícios à sua saúde, você conseguirá economizar, evitar desperdícios e contribuir na sustentabilidade de nosso planeta.